Sprint irregular de Rui Costa na Volta a Suíça: Andreas Kron declarado vencedor
Ciclista português da UAE Emirates havia cortado a meta em primeiro lugar, mas foi punido pela organização.
Corpo do artigo
Rui Costa perdeu esta sexta-feira a vitória na sexta etapa da Volta a Suíça, depois de a organização considerar que o sprint que o havia levado ao triunfo foi irregular, devido a uma mudança de trajetória que aparentemente não foi intencional, corrigindo-a quando se apercebeu que tinha o adversário ao lado.
O ciclista português da UAE Emirates foi penalizado, terminando em segundo lugar com o mesmo tempo, e a vitória atribuída ao dinamarquês Andreas Kron, da Lotto Soudal. No terceiro posto terminou o austríaco Hermann Pernsteiner, da Bahrain-Victorious.
Com este resultado, Rui Costa sobe ao décimo posto da classificação geral, a 3.37 minutos do primeiro, Richard Carapaz.
Envolvido numa fuga, Rui Costa foi o mais rápido da etapa, que ligou Andermatt a Disentis Sedrun, numa distância de 130,1 km, terminando com o tempo de 03:14:52 horas, batendo o dinamarquês Andreas Kron, que chegou com o mesmo tempo, e o austríaco Hermann Pernsteiner (Bahrain), que chegou um segundo depois.
Os três ciclistas entraram juntos nos últimos quilómetros, com uma curta vantagem para um grupo perseguidor, com Rui Costa a superiorizar-se no final, no entanto, a organização considerou que o sprint final foi irregular e decidiu atribuir a vitória a Andreas Kron, com Rui Costa a ser relegado para o segundo lugar.
O equatoriano Richard Carapaz, que chegou integrado no pelotão, 2.49 minutos depois dos primeiros, mantém a liderança da geral, com 26 segundos de avanço sobre Jacob Fuglsang (Astana) e 38 segundos para o alemão Maximilian Schachmann (Bora-hansgrohe).
A sétima etapa, entre Disentis Sedru e Andermatt, será um contrarrelógio de 23 km.
Veja o momento em que Rui Costa corta a meta em primeiro lugar:
@andreaskron98 of @Lotto_Soudal wins stage 6 of @tds after @RuiCostaCyclist has been relegated #tourdesuisse via @Noticiclismo1 pic.twitter.com/Ubs8zpKUaE
- World Cycling Stats (@wcsbike) June 11, 2021