O português Rui Costa fechou o pódio na sexta etapa da Vuelta, que gerou reviravolta na geral, deixando Richard Carapaz na liderança.
Corpo do artigo
Rui Costa esteve na fuga certa e foi terceiro no Formigal, a primeira das grandes montanhas da Volta a Espanha. A sexta etapa foi ganha por Ion Izagirre, da Astana, e Richard Carapaz (Ineos) vestiu a camisola vermelha.
Os 146,4 km entre Biescas e Aramón Formigal foram dominados por uma fuga de 23 corredores, que ganhou mais de três minutos ao pelotão num dia de frio e muita chuva. Rui Costa entrou na fuga, juntamente com Sergio Henao, seu colega na UAE Emirates.
Na subida final, Ion Izagirre isolou-se a 3,2 km da meta, para não mais ser apanhado. Rui Costa foi um dos melhores do grupo, sendo batido pelo canadiano Michael Woods (EF) no sprint para o segundo lugar.
Mais atrás, e numa quebra surpreendente da Jumbo-Visma, não só aquela que vinha sendo a equipa mais forte como o próprio camisola vermelha, Primoz Roglic, não resistiram ao ataque de Richard Carapaz, que subiu à liderança, com 30 segundos de vantagem sobre o esloveno.
Roglic, vencedor da edição anterior da Vuelta e líder este ano desde o primeiro dia, foi ainda superado por Hugh Carthy e Daniel Martin, descendo a quarto.
CLASSIFICAÇÕES
6.ª Etapa: Biescas-Aramón Formigal (146.4 km)
1.º Ion Izaguirre (Astana), 3h41m00s
2.º Michael Woods (EF Pro Cycling), a 25s
3.º Rui Costa (UAE Team Emirates), a 25s
4.º Rob Power (Team Sunweb), a 27s
5.º Michael Valgren (NTT Pro Cycling), a 27s
GERAL INDIVIDUAL
1.º Richard Carapaz (Ineos Grenadiers 24h34m39s
2.º Hugh Carthy (EF Pro Cycling), a 18s
3.º Daniel Martin (Israel Start-Up Nation), a 20s
4.º Primoz Roglic (Team Jumbo-Visma), a 30s
5.º Enric Mas (Movistar), a 1:07s
6.º Felix Grosschartner (Bora-Hansgrohe), a 1:30s
7.º Marc Soler (Movistar), a 1:42s
8.º Esteban Chaves (Mitchelton-Scott), a 2:02s
9.º David De la Cruz (UAE Team Emirates), a 2:46s