Português da UAE Emirates desceu a terceiro da geral, por troca com David Gaudu, que venceu a etapa, mas ficou mais seguro no pódio.
Corpo do artigo
Rui Costa foi segundo classificado na terceira etapa da Volta à Romandia, com o mesmo tempo do vencedor, o francês David Gaudu (Groupama-FDJ), passando a ser o terceiro na geral da corrida suíça, liderada por Primoz Roglic.
A chegada a Romont, após 160 km, era numa rampa inclinada, e Rui Costa lançou o sprint e discutiu o triunfo até ao último metro com Gaudu, tendo terminado um quinteto com três segundos de vantagem para um segundo grupo.
Depois de Gaudu e Rui Costa terminaram Primoz Roglic (Jumbo), que manteve a liderança da geral mas com a sua vantagem reduzida pelas bonificações, Michael Woods, de uma EF que fez tudo para lhe dar o triunfo de etapa, e Felix Grosschartner, da Bora. Geraint Thomas, da Ineos e vencedor da Volta a França, foi 14.º e chegou no grupo que perdeu três segundos para o quinteto da frente.
Roglic lidera agora com seis segundos de vantagem sobre David Gaudu e oito sobre Rui Costa, estando o quarto da geral, Grosschartner, já a 19 segundos do trio que é favorito a ocupar o pódio final.
A Volta Romandia terá mais duas etapas, a de amanhã com um final em montanha de primeira categoria em Torgon, após 176 km, e domingo um contrarrelógio de 16,8 km em Genebra.