Atleta, que se qualificou de forma inédita para a decisão da prova, conseguiu fazer histórica com este resultado.
Corpo do artigo
Rui Cansado foi, este domingo, quinto classificado na final individual dos Europeus de aeróbica, ocorrida em Pesaro, Itália, sendo o melhor resultado de sempre de um ginasta masculino português na competição.
Depois de ter avançado para uma inédita qualificação para a final, o açoriano somou 21.600 pontos e conseguiu o quinto posto, num último dia que rendeu, para Portugal, uma medalha na categoria júnior.
Foi na final de pares mistos que Luís Rosas e Tânia Almeida se sagraram vice-campeões europeus da categoria, ao atingirem os 20.000 pontos na prova.
Tomás Amaral foi quarto na final individual júnior e Tânia Almeida sétima, enquanto o trio Tomás Amaral, Leonor Januário e Cláudia Pinheiro foi sétimo e o grupo (Cláudia Pinheiro, Lara Faria, Zamy Tomé, Filipa Leite e Neuza Rocha) oitavo, no mesmo escalão.
No aerodance sénior, Portugal conseguiu o sexto lugar (Diana Diogo, Maria Coutinho, Beatriz Brandão, Carolina Santos, Carolina Cruz, Bruna Silva, Joana Matos e Joana Inês Almeida), com a equipa júnior a ficar no sétimo lugar.
Segundo explicou a diretora técnica Sara Luna, citada pela Federação de Ginástica de Portugal, "a ginástica aeróbica nacional fez história".
"Com a maior delegação de sempre num campeonato da Europa, Portugal encerra a sua participação em Pesaro com o sentimento de dever cumprido. Com ginastas cada vez mais fortes, a equipa conquistou uma medalha de prata e marcou presença ao todo em oito finais, excelentes resultados nunca antes alcançados", realçou