Finlandês de 22 anos que venceu o Rali de Portugal tem oferta milionária da Hyundai e Toyota vai responder. Salário promete triplicar; Campeão mais novo da história e líder do campeonato atual está em fim de contrato com os nipónicos, podendo protagonizar uma transferência sonante e muito pouco habitual no pacato WRC.
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A presente temporada do Mundial de ralis ainda vai a meio, mas a próxima já começa a dar que falar, face à possibilidade de o prodígio Kalle Rovanpera, que tem batido todos os recordes de precocidade no WRC, trocar a Toyota pela Hyundai, conforme avançou o "Dirtfish". A publicação especializada escreveu que o agente do finlandês de 22 anos, o mais novo de sempre a alcançar uma vitória no Mundial (21 anos e 289 dias) e a sagrar-se campeão do mundo (22 anos e um dia), está aberto a negociar com a marca coreana que tem sede em Alzenau (Alemanha), agora que o contrato com os nipónicos se aproxima do fim. "Está tudo em aberto para a próxima época e seguintes", limitou-se a declarar o empresário Timo Jouhki, que já agenciou Juha Kankkunen e Tommi Makinen.
Em reação, a Toyota mostrou-se totalmente comprometida em manter a ligação ao vencedor das últimas duas edições do Rali de Portugal, que vai na quarta época. Independentemente do destino, esta disputa vai resultar num enorme aumento salarial. Nos valores não oficiais divulgados no início de 2023, Rovanpera estará a auferir 600 mil dólares (560 mil euros) na Toyota, praticamente três vezes menos do que os dois mais bem pagos, o colega Sébastien Ogier e o possível futuro companheiro Thierry Neuville, ambos com 1,4 milhões de euros anuais. As ofertas prometem bater os números do oito vezes campeão mundial e do belga, triplicando os ganhos do jovem.
A Hyundai, sendo agora liderada por Cyril Abiteboul, dirigente que chega Renault, habituado às propostas loucas da Fórmula 1, está a tentar um golpe pouco comum no WRC, pois a maioria dos pilotos é fiel às marcas, só mudando quando são obrigados. As últimas exceções datam de 2012, quando Ogier, em conflito com o então colega Loeb, deixou a Citroën e passou para a Volkswagen, onde conquistou quatro títulos; e de 2018 até este ano com Ott Tanak, que saltou da Ford para a Hyundai, desta para a Toyota e agora regressou à Ford.