Corredor da Israel Academy aproveitou uma fuga de 25 corredores para se estrear a ganhar em Santarém. Hugo Nunes conquistou a montanha e Nicolas Tivani os pontos
Corpo do artigo
Rotem Tene, israelita de 24 anos, aproveitou uma fuga de 25 corredores para vencer a oitava etapa da Volta a Portugal, que teve 178,2 km entre Ferreira do Zêzere e Santarém. O primeiro êxito internacional do corredor da Israel Academy, equipa que somou o quarto êxito na prova, nada alterou na classificação geral, liderada pelo russo Artem Nych, da Anicolor-Tien21.
A etapa não teve muita história, pois o numeroso grupo conseguiu obter uma vantagem confortável e resistiu até final à perseguição do pelotão num dia extremamente rápido: a média final foi de 44,356 km/h.
Hugo Nunes, da Credibom-LA, aproveitou a escapada para garantir de vez a conquista da camisola da montanha, e Nicolas Tivani, da Aviludo-Louletano, ao ser segundo na meta, também assegurou o triunfo por pontos, até porque beneficiou da notícia mais triste do dia, a da desistência de Iúri Leitão, campeão olímpico de pista e líder dessa classificação desde Fafe. António Carvalho, líder inicial da Feirense-Beeceler, abandonou no mesmo momento.
A Volta vai ter este sábado um final no Montejunto, último desafio de montanha da corrida e que poderá deixar Artem Nych ainda mais confortável de amarelo, partindo já com uma vantagem de 46 segundos para Alexis Guérin, seu colega na Anicolor-Tien21, de 1m20s para Jesús David Peña, da AP Hotels-Tavira, e de 1m21s para Byron Munton, da Feirense-Beeceler.