Cabo Verde já tem garantida a participação de seis atletas nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro.
Corpo do artigo
O ministro do Desporto cabo-verdiano, Fernando Elísio Freire, garantiu hoje que o Governo vai criar todas as condições para garantir uma "participação digna" dos atletas do país nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio'2016.
O governante apelou ainda às empresas e à sociedade civil, no país e na diáspora, a apoiar os atletas apurados para a maior competição desportiva mundial.
O ministro falava durante um encontro entre atletas, dirigentes e treinadores tento em conta a preparação de Cabo Verde para os Jogos Olímpicos, que acontecem no mês de agosto no Rio de Janeiro, Brasil.
Nos Jogos Olímpicos terá Maria Andrade (taekwondo) Davilson Morais (boxe) Elyane Boal (ginástica) e Jordin Andrade (400 metros barreiras). Nos Paraolímpicos, Márcio Fernandes (dardo) e Gracelino Barbosa (400 metros barreiras).
Segundo o Comité Olímpico Cabo-verdiano (COC), que tem ainda a expectativa de poder ter mais dois atletas apurados, esta já é a maior participação de sempre do país em Jogos Olímpicos.
"Já chegámos até aqui e, a partir de agora, só o céu é o limite. E para chegarmos cada vez mais longe, temos que ter todas as bases possíveis e o Governo irá fazer todo o esforço possível para permitir uma boa participação dos atletas nos Jogos Olímpicos", garantiu Elísio Freire.
O ministro disse que o Governo vai entrar "imediatamente" em conversações com os comités Olímpico e Paralímpico internacionais e com as federações desportivas no sentido de ver onde poderá contribuir e apoiar.
"E a partir daí criar os mecanismos específicos para que as empresas e a sociedade possam também apoiar os nossos atletas. É um feito importante Cabo Verde ter seis atletas nos Jogos Olímpicos e apelamos a todos para contribuírem para fazer com que o nosso país se afirme cada vez mais a nível internacional", pediu o governante.
O Comité Olímpico Cabo-verdiano (COC) ainda não precisou o orçamento da comitiva do país para os Jogos e ainda não está definido o total de atletas, pelo que Fernando Elísio Freire assegurou que só depois disso o Governo irá anunciar o seu apoio.
Presente na cerimónia, o presidente da Câmara Municipal da Praia, Óscar Santos, avançou que a autarquia irá apoiar com 600.000 escudos (5.441 euros), mas pediu também mais apoio da sociedade civil, das empresas e da banca cabo-verdiana.