Basquetebolista espanhol esteve mais de uma década na NBA
Corpo do artigo
Ricky Rubio não participou no último mundial de básquete com a Espanha para tratar de problemas de saúde mental e agora, após mais de uma década na NBA, está de volta ao Barcelona, aos 33 anos.
Na apresentação falou do seu estado mental: "Desenvolvi stress crónico e tive de o regular. Não o rotulava como ansiedade ou perturbação. Tinha sintomas de problemas de saúde mental, mas queria compreendê-los. Havia um fator interno, devido à minha forma de pensar. Mas o meu psicólogo ajudou-me a trabalhar em mim, e a federação podia ter-me obrigado a jogar e não o fez. Deram-me ajuda e espaço, e é fantástico voltar. Pensava que o basquetebol tinha acabado. Mas trabalhei e espero que isso ajude as pessoas que estão a passar por um mau bocado. Já estive na escuridão, mas conseguimos sair dela. Quando saí, senti-me a pessoa mais cobarde do mundo. O jogador tinha comido a pessoa e eu não sabia quem ele era. Foi uma lição de vida. Nós dramatizamos e não nos apercebemos dos danos que estamos a sofrer. O que retiro de positivo é o facto de me mimar mais".
O internacional espanhol revelou a sua felicidade por voltar ao emblema blaugrana: "Aceitei o regresso como um jogo. Tive sensações estranhas, porque normalmente [na NBA] jogamos de forma automatizada e pensamos no dia do jogo, o treino acontece... e pensamos no resultado final quando o jogo acaba. Não se desfruta. E agora estou a jogar"
Laporta, presidente do Barcelona, falou em "dia feliz". "É um sonho. Um jogador fantástico e uma pessoa excecional está de regresso", afirmou
