Saiba mais sobre o ciclista de 26 anos que venceu a Volta a Itália em bicicleta.
Corpo do artigo
Richard Carapaz, de 26 anos, é o primeiro equatoriano a vencer uma das maiores corridas de ciclismo, ao segurar ontem a camisola rosa da 102.ª edição da Volta a Itália. O corredor da Movistar partiu para o contrarrelógio final, de 17 quilómetros, com 1m54s de avanço para Vincenzo Nibali e só cedeu 49 segundos ao italiano, que esteve de novo em grande em provas de três semanas.
Carapaz é de Carchi, que tem 170 mil habitantes e faz fronteira com a Colômbia. O ciclismo tirou-o de uma vida nas montanhas, mas como guardador de vacas. Chegou à Movistar como estagiário, em 2016, ano da última conquista da equipa numa Grande Volta (Quintana venceu a Vuelta). No ano passado, já ganhou uma etapa e foi quarto no Giro. Neste ano, levou a etapa 4, mas o líder era Mikel Landa e o equatoriano foi desvalorizado. Quando saiu para vencer o Courmayeur, na etapa 14, e assumiu a liderança, tudo mudou. Nesse dia ganhou 1m54s a Nibali e a Primoz Roglic, que logo no final desse dia reconheceram o erro crasso. O fim em Verona só alterou um posto no top 10, com Majka a subir a sexto por troca com Ángel López.
A etapa sorriu a Chad Haga e Amaro Antunes (CCC) fez um bom "crono" (34.º), para terminar em 54.º a sua primeira corrida de três semanas.
10970288