Equipa do atletismo para os Jogos Olímpicos ainda pode ter hoje mais entradas, mas por enquanto são poucos e bons, tal como no último ano em que eram abaixo de 20: a edição brilhante de Los Angeles"1984
Corpo do artigo
O atletismo quer sair de Tóquio com aquilo que não consegue desde 2008, uma medalha, preferencialmente um título. O último a consegui-lo foi Nelson Évora, no triplo salto, e volta a ser neste concurso que reside um dos alvos deste ano, através de Pedro Pichardo. Évora também estará em pista, mas não se lhe pode pedir mais do que um desempenho condigno - e deu indicações de que o poderá conseguir.
O outro trunfo nacional é Auriol Dongmo, atual número quatro do ranking mundial no peso. Entre os restantes, Patrícia Mamona (10.ª mundial) e João Vieira são dois que podem surpreender, isto numa delegação em que metade dos componentes são estreantes e que pela primeira vez integra quase o dobro de mulheres do que homens (13 para sete).
Por setores regista-se equilíbrio, com cinco saltadores, quatro lançadores e velocistas, três fundistas, dois meio-fundistas e marchadores.
Ontem, Ricardo dos Santos entrou nos 400 metros como 48.º em 48 vagas, o que não alterou o facto de esta ser a delegação mais pequena dos últimos 37 anos, só suplantando os 14 atletas de Los Angeles"1984. Curiosamente, foram os Jogos mais produtivos, com três medalhas, entre elas o ouro de Carlos Lopes.
Hoje, a World Athletics fecha as contas. Jessica Inchude, 35.ª para 32 lugares no peso, e Vera Barbosa, 43.ª para 40 vagas nos 400 barreiras, ainda sonham com a entrada. Mariana Machado, 47.ª para 42 lugares na légua, e Tsanko Arnaudov, 36.º para 32 postos no peso, devem de estar fora do apuramento.
ATLETISMO NOS JOGOS DE TÓQUIO
APURADOS POR MÍNIMO
João Vieira (Sporting) 50 km marcha
Pedro Pichardo (Benfica) triplo salto
Francisco Belo (Benfica) peso
Salomé Rocha (Sporting) maratona
Catarina Ribeiro (Sporting) maratona
Sara Moreira (Sporting) maratona
Evelise Veiga (Sporting) triplo e comprimento
Patrícia Mamona (Sporting) triplo salto
Liliana Cá (Novas Luzes) disco
Auriol Dongmo (Sporting) peso
Ana Cabecinha (CO Pechão) 20 km marcha
Cátia Azevedo (Sporting) 400 metros
Loréne Bazolo (Sporting) 100 e 200m
APURADOS POR RANKING
Carlos Nascimento (Sporting) 100m
Ricardo dos Santos (Benfica) 400m
Nelson Évora (Barcelona) triplo salto
Tiago Pereira (Sporting) triplo salto
Marta Pen Freitas (Benfica) 1500m
Salomé Afonso (Sporting) 1500m
Irina Rodrigues (Sporting) disco