O português subiu ao lugar mais alto do pódio no campeonato disputado na Suíça. José Vieira não completou a prova
Corpo do artigo
Ricardo Batista conquistou o título mundial de triatlo em juniores, ao vencer a prova final do campeonato, em Lausana, na Suíça.
Ricardo Batista cumpriu os 750 metros de natação, 20 quilómetros de bicicleta e os cinco de corrida em 55.05 minutos, menos sete segundos do que o australiano Redmond Lorcan, segundo classificado.
"Foi, realmente, inacreditável, uma boa corrida. Treinei muito e durante muito tempo para isto. Estava preocupado com o percurso de ciclismo, porque estava num grupo alargado, e tentei-me manter seguro e poupar as pernas. Depois, na transição para a corrida, consegui destacar-me", afirmou o triatleta luso, que, em junho, conquistou a medalha de bronze no Europeu da categoria.
O espanhol Sergio Baxter Cabrera terminou na terceira posição, a 11 segundos do vencedor.
Alexandre Montez concluiu a prova no 26.º lugar, em 56.23, enquanto José Vieira abandonou a prova no setor da corrida.
Na prova feminina, Maria Tomé e Mariana Vargem não foram além dos 42.º (1:05.45 horas) e do 50.ºs (1:07.06) lugares, respetivamente, enquanto Gabriela Ribeiro desistiu durante o setor de bicicleta.
A italiana Beatrice Mallozzi sagrou-se campeã do mundo de juniores, em 1:00.41 horas, impondo-se à compatriota Costanza Arpinelli, que gastou mais um segundo do que a vencedora.