Capitão da seleção de Portugal ganha prémio pela quinta vez e ultrapassa Falcão. O presidente da FPF enaltece o feito e agradece ao futsalista do Inter Movistar. Outros portugueses distinguidos.
Corpo do artigo
Ricardinho foi esta terça-feira eleito melhor jogador de futsal do Mundo pela quinta vez, quarta consecutiva. O galardão foi atribuído pelo prestigiado site Futsal Planet, que já coroara o capitão da Seleção portuguesa e jogador do Inter Movistar em 2010, 2014, 2015 e 2016.
Ricardinho, que recentemente superou a marca das 150 internacionalizações por Portugal, obteve 917 pontos, mais do que o segundo e terceiro classificados juntos, respetivamente Carlos Ortiz Jiménez (Espanha), que ficou em segundo lugar, com 508 pontos, e Santiago Basile (Argentina), que teve 332 pontos. Fortino, jogador do Sporting e da Seleção de Itália foi sétimo, com 180 pontos.
Com esta distinção, anunciada ontem, Ricardinho ultrapassa o número de eleições do brasileiro Falcão, que havia sido considerado quatro vezes o melhor jogador do Mundo.
Na extensa lista de prémios, destaque ainda para o facto de Ana Catarina ter ficado em segundo lugar no prémio para Melhor Guarda-redes de futsal feminino, apenas superada por Estela García Rodero (Espanha), com a portuguesa Naty a surgir na oitava posição da lista. Janice Silva foi considerada a sxta Melhor Jogadora de futsal do Mundo, o Sporting aparece como terceira melhor equipa mundial (ganhou o Inter Movistar, de Ricardinho) e Nuno Dias (técnico leonino) para o terceiro posto do Sporting na secção de Melhor Equipa e para o facto de Nuno Dias ocupar o sexto lugar no ranking para melhor treinador.
Fernando Gomes, presidente da FPF, felicitou todos os portugueses, mas deu especial ênfase ao único que será galardoado com o prémio máximo. "É um feito incomparável na história desta modalidade desportiva, pois acaba de ultrapassar o 'tetra' do conhecido internacional brasileiro Falcão. Este prémio representa, uma vez mais, o reconhecimento universal do talento, do trabalho, da superação e, diga-se, da 'magia' do capitão da nossa Seleção Nacional de futsal. Chega num ano excecional da sua carreira - em que conquistou a UEFA Futsal Cup, a Taça de Espanha e o campeonato de futsal espanhol - e poderá ser um bom prenúncio para o Campeonato da Europa que se avizinha, e o qual disputará com a camisola das Quinas, de 30 de janeiro a 10 de fevereiro.Por tudo o que simboliza para nós portugueses, pelo seu exemplo inspirador, pelo orgulho que exibe sempre com a camisola de Portugal, só posso dizer bem alto: "Muito obrigado, Ricardinho!"