World Skate anuncia abertura aos patins em linha, estende-se na área disciplinar e o penálti deixa de ser só um remate direto
Corpo do artigo
São 19 as novas regras aplicadas ao hóquei em patins europeu a partir do próximo dia 1 de agosto, chegando ao que se pratica na América do Sul desde o primeiro dia do próximo ano. Com se depreende pela distribuição geográfica, a popularidade e prática massiva da modalidade é reduzida, sendo Portugal a nação que tem os profissionais mais bem pagos.
A introdução de patins em linha é também uma porta que se abre no recrutamento, e a alteração mais apelativa será a possibilidade de o penálti ser marcado transportando a bola, como opção ao tiro direto. Soluções que pretendem provocar mais golos nos desempates, passando o guarda-redes a poder mover-se logo após o apito do árbitro. Ainda no capítulo do jogo, será autorizado jogar a bola com a cintura, mas esta é a regra que talvez crie mais dúvidas, não estando bem definido o termo cintura.
A disciplina passará a ser mais rigorosa. Cartão amarelo substitui advertência verbal; bola intencionalmente para fora da pista para retardar o reinício de jogo é falta de equipa; vermelho por acumulação de amarelos só implica a suspensão nesse jogo, não de jogos posteriores; segundo amarelo é azul e a jogador que esteja no banco é vermelho; três azuis é vermelho; azul terá livre direto se houver situação clara de golo, caso contrário será livre indireto, mantendo-se a inferioridade na equipa infratora; vermelho a elemento da equipa técnica por falta grave dispensa inferioridade e vermelho por falta muito grave já implica. Acaba a paridade quando dois jogadores veem azul na mesma altura, ambas as equipas ficam em inferioridade e não há reposição de jogadores. O período de inferioridade deixa de terminar em caso de golo sofrido, sendo cumpridos dois minutos por cartão azul e quatro por vermelho.
No banco, haverá um delegado em vez de dois e um máximo de seis membros do staff. Serão proibidos os jogadores/treinadores e no banco só poderá estar de pé um elemento, em vez de dois. Na mesa, é autorizado o Sistema de Revisão de Vídeo, mas ainda que com regras definidas caso a caso, em cada competição, algo que não é do agrado dos clubes. Estes querem cobertura total do “VAR” do hóquei em patins.