Triunfo por 4-3 sobre o Santa Luzia
Corpo do artigo
O Nun’ Álvares está a uma vitória de se sagrar campeão nacional feminino de futsal, ao vencer este sábado por 4–3 no reduto do Santa Luzia, com uma reviravolta operada numa segunda parte frenética, no segundo jogo da final.
Após o nulo ao intervalo, a equipa de Viana do Castelo chegou ao 3–0 nos primeiros cinco minutos da etapa complementar, mas o conjunto de Fafe transformou-se após reduzir para 3–1, aos 28 minutos, por Cátia Morgado, a figura da reviravolta, e selou o triunfo aos 35.
Depois da vitória caseira no jogo inaugural (2–0), em 31 de maio, e de virar o resultado no encontro deste sábado, a equipa treinada por Paulo Tavares pode-se sagrar campeã na terça-feira, caso derrote a formação vianense no seu pavilhão, no terceiro jogo da final, marcado para as 18h00.
A equipa de Fafe foi a primeira a ameaçar o golo, num remate de Ana Pires a rasar a trave, aos dois minutos, e noutro de Lídia Moreira, para defesa de Lelê, aos oito, mas as anfitriãs cresceram após a rotação de jogadoras em ambas as formações, criando mais perigo através das suplentes.
A guarda-redes do Nun’Álvares, Evelin, foi a protagonista do jogo entre os minutos 10 e 15, ao travar dois remates de meia distância de Mara Soares, um tiro cruzado de Helara, uma tentativa de longe da guardiã adversária e outra de Catarina Silva, após lance individual.
Incapaz de reter a bola e de a circular, o conjunto fafense reagiu em contra-ataques finalizados por Pisko e Ana Azevedo, sem eficácia, antes de o Santa Luzia aparecer com energia ‘revigorada’ após o intervalo e construir uma vantagem de três golos em cinco minutos demolidores.
Angélia Silva inaugurou o marcador 10 segundos após o reatamento, com um disparo cruzado e rasteiro, antes de Danielle Oliveira aproveitar os espaços concedidos pelo adversário e bisar em dois contra-ataques, aos 21, num remate rasteiro, e aos 24, de cabeça, numa recarga.
Com aparente carência de velocidade e criatividade para mudar o rumo do jogo, o Nun’Álvares reduziu aos 28 minutos, num remate cruzado de Cátia Morgado, e melhorou subitamente, em sentido inverso à equipa da casa, que perdeu rigor defensivo.
As fafenses assumiram as rédeas da partida e voltaram a marcar por Ana Azevedo, em contra-ataque, aos 30 minutos, e por Cátia Morgado, num remate de primeira, aos 32, antes de Lysa Oliveira selar a vitória, aos 35, num desvio à boca da baliza, a passe de Cátia Morgado.
Jogo no Pavilhão Municipal José Natário, em Viana do Castelo.
Santa Luzia – Nun’Álvares, 3-4.
Ao intervalo: 0-0.
Marcadoras:
1-0, Angélia Silva, 21 minutos.
2-0, Danielle Oliveira, 21.
3-0, Danielle Oliveira, 24.
3-1, Cátia Morgado, 28.
3-2, Ana Azevedo, 30.
3-3, Cátia Morgado, 32.
3-4, Lysa Oliveira, 35.
Equipas:
- Santa Luzia: Lelê, Danielle Oliveira, Angélia Silva, Maria Rodrigues e Carina Santos. Jogaram ainda: Rafinha, Catarina Silva, Mara Soares, Camila Borges e Helora.
Treinador: Rui Paulo.
- Nun’Álvares: Evelin, Ana Azevedo, Cátia Morgado, Pisko e Ana Pires. Jogaram ainda: Cátia Balona, Jana Godoi, Kaká, Lídia Moreira e Lysa Oliveira.
Treinador: Paulo Tavares.
Árbitros: Filipa Prata e Jéssica Pedreiras.
Ação disciplinar: cartão amarelo para Carina Santos (34) e Danielle Oliveira (39).
Assistência: cerca de 500 espectadores.