É o regresso de um dos técnicos nacionais mais respeitados ao principal campeonato
Corpo do artigo
De volta à Liga Portuguesa de Basquetebol após duas épocas de ausência, o Maia Basket elegeu para treinador Alberto Babo (71 anos), que assim sucede a João Tiago e terá como adjunto Manuel Romão (antigo treinador do Vasco da Gama e que também já liderou os maiatos). "É uma honra para o clube", reagiu o presidente Rui Lopes sobre o regresso de um dos técnicos mais respeitados do panorama nacional ao principal campeonato, no qual já não treinava desde 2008, quando deixou o FC Porto, antes de rumar a Angola.
Emigrado quase nove anos, Alberto Babo foi campeão pelo Petro de Luanda e conquistou uma Supertaça com o Interclube. Na temporada passada voltou a Portugal, assumindo o comando dos sub-18 do Maia Basket, ao mesmo tempo que era coordenador técnico, função em que se manterá. Ao comandar a equipa principal, dá-se a curiosidade de a próxima edição da Liga Portuguesa passar a contar com três dos treinadores nacionais mais bem-sucedidos além-fronteiras - Luís Magalhães (Sporting) e Norberto Alves (Oliveirense) foram campeões angolanos e africanos com 1.º de Agosto e Recreativo do Libolo, respetivamente.
Antes do percurso lá fora, e passada a carreira de jogador que acabou em 1981, Alberto Babo evoluiu no FC Porto, tendo sido adjunto de Jorge Araújo durante largos anos, passando a técnico principal em 1998. Nesse papel, foi campeão pelos dragões, em 1998/99, e pelo CA Queluz, na temporada de 2004/05, somando ainda três Taças de Portugal, duas Supertaças e três Taças da Liga.