Poste internacional A por Espanha deverá juntar-se a Fábio Lima, Arnette Hallman e Miguel Maria Cardoso como reforço.
Corpo do artigo
Após anos a somar experiência na Liga ACB, o principal escalão de Espanha, Xavier Rey Sanuy, mais conhecido como Xavi Rey, está a caminho do Benfica. O espanhol de 31 anos e 2,10 metros atua nas posições interiores, tratando-se de uma contratação de peso para as águias, que querem recuperar o título nacional e voltam a marcar presença nas competições europeias.
Formado nas escolas do Barcelona, ao chegar a sénior (2005) Rey foi sucessivamente cedido, representando o CB Cornellà, Cantabria, Manresa e Cajasol Sevilla (estes dois últimos da ACB) até 2010. A partir daí, já desvinculado dos blaugrana, rumou ao Gran Canaria, onde ficou até 2014 e obteve os melhores números, que o levaram à seleção principal espanhola, bronze no Eurobasket"2013. Nos anos seguintes, o poste esteve em mais equipas do país vizinho: Iberostar Tenerife, Movistar Estudiantes, Fuenlabrada e novamente Manresa.
Em abril deste ano, e após passar pelos turcos Ankara DSI (segunda divisão), assinou pelo Saragoça para ajudar na luta pela permanência. Em oito jogos, sete a jogar de início, teve médias de 6,4 pontos e 5,8 ressaltos, mas, no final da época, o clube anunciou que não ia acionar a cláusula de opção para manter o atleta, que assim ficou livre para ser agora escolha do Benfica.
O plantel dos encarnados, que vai ser treinado pelo também espanhol Arturo Álvarez, começa a ganhar forma, pois inicialmente só tinha dois atletas (José Silva e Nuno Oliveira). Entretanto, já foram apresentados Fábio Lima (ex-CAB), Arnette Hallman (ex-Oliveirense) e Miguel Maria Cardoso (ex-Vitória de Guimarães) como reforços, enquanto Tomás Barroso renovou e os jovens Rafael Lisboa e Gonçalo Delgado foram promovidos.