Membro da equipa de Verstappen queria retirar a marca que orientava o piloto da McLaren na grelha de partida dos EUA e castigo foi de 50 mil dólares
Corpo do artigo
Os "mind games" da Fórmula 1 são famosos, mas este domingo, em Austin, atingiram uma proporção difícil de imaginar. Um elemento da equipa Red Bull tentou entrar na pista, durante a volta de aquecimento, para retirar um autocolante vertical, colocado no muro das boxes, que ajudava Lando Norris a colocar-se na posição certa da grelha de partida. A ação foi travada pelos comissários e valeu uma multa de 50 mil dólares, com 25 mil deles suspensos até ao final da época.
A colocação dos pilotos na grelha de partida é por vezes mais difícil do que parece, dada a fraca visibilidade para as linhas que devem respeitar, pintadas no solo. Lando Norris já tinha cometido um erro este ano, no Grande Prémio do Barém, e a McLaren passou a resolver o problema colocando uma marca no muro, ao lado da posição que o piloto britânico tem de ocupar, para o orientar.
Em Austin, Norris era segundo na grelha de partida, ao lado de Max Verstappen, e um dos elementos da Red Bull passou a porta de acesso à pista, enquanto os pilotos faziam a volta de aquecimento, para tentar retirar o autocolante da McLaren. Foi travado, mas ignorou os avisos dos comissários sobre a proibição de entrar na pista.
"Falámos com o nosso pessoal e provavelmente foi um mal-entendido. Eles acreditam que seguiram sempre as instruções dos 'marshall' e não ignoraram instruções", defendeu-se Laurent Mekies, diretor da Red Bull, já depois de ter sido chamado pelos comissários para dar explicações.
A verdade é que, assim como as regras não impedem as equipas de colar autocolantes nos muros, também não as proíbem de os retirar. O castigo à Red Bull baseou-se, portanto, na tentativa ilegal de entrar em pista.
"Um membro da equipa entrou na área do portão 1, perto da segunda posição da grelha, após o início da volta de formação e no momento em que os fiscais das boxes começavam a fechar o portão. De acordo com o relatório dos fiscais, esse elemento não pareceu reagir aos esforços para o impedirem de entrar. O representante da equipa declarou, durante a audiência, que esse elemento não notara os esforços dos comissários para o impedirem", pode ler-se na declaração que justificou a multa e que considerou que, "independentemente de as instruções terem sido ou não cumpridas, foi considerado um ato inseguro e justifica-se uma penalização significativa para a equipa".
Lando Norris, ultrapassado por Charles Leclerc na largada para o Grande Prémio dos Estados Unidos, conseguiu recuperar o segundo lugar e terminou atrás do vencedor, Max Verstappen.
Red Bull were fined €50,000 in Austin because one of their mechanics re-entered the track during the formation lap to try and remove Lando Norris' reference tape for his grid spot pic.twitter.com/yAfATjOUzD
- Autosport (@autosport) October 20, 2025