Recordar 2024: o aviso de Iúri Leitão, a detenção de Fernando Madureira e festas do Braga
Cronologia do ano de 2024 no Desporto
Corpo do artigo
JANEIRO
Dia 7
O português Fernando Santos é anunciado novo treinador da equipa principal do Besiktas, da Liga turca de futebol.
Dia 12
O ciclista português Iúri Leitão sagra-se campeão europeu de ‘scratch’, vencendo a prova pela terceira vez.
Dia 15
O argentino Lionel Messi é eleito pela oitava vez o futebolista do ano da FIFA, ao bater na votação de 2023 o francês Kylian Mbappé e o norueguês Erling Haaland.
Dia 16
O treinador português de futebol José Mourinho e a sua equipa técnica deixam o Roma.
Dia 17
André Villas-Boas, ex-treinador da equipa principal de futebol, lança a candidatura à presidência do FC Porto, juntando-se ao empresário Nuno Lobo nas eleições do clube.
Dia 19
O piloto espanhol Carlos Sainz (Audi) faz história ao vencer a 46.ª edição do rali Dakar de todo-o-terreno, conseguindo o primeiro triunfo com um carro híbrido.
Dia 20
O português Nuno Borges, 69.º do ranking mundial de ténis, qualifica-se pela primeira vez para os oitavos de final de um Grand Slam e é eliminado no dia seguinte pelo russo Daniil Medvedev.
Dia 27
O Braga conquista pela terceira vez a Taça da Liga de futebol, ao derrotar o Estoril Praia por 5-4, nas grandes penalidades, após o 1-1 no tempo regulamentar da final da 17.ª edição, em Leiria.
Dia 28
O GDESSA Barreiro conquista pela segunda vez a Taça Federação feminina de basquetebol, repetindo o triunfo de 2015/16, ao bater na final o Benfica.
Dia 31
A PSP detém 12 pessoas, incluindo o líder da claque Super Dragões, Fernando Madureira, no âmbito de um processo que investiga os incidentes durante uma Assembleia Geral do FC Porto.
FEVEREIRO
Dia 3
O jogo entre Famalicão e Sporting, da I Liga de futebol, é adiado, devido à falta de elementos da Polícia de Segurança Pública (PSP). Governo abre inquérito.
A portuguesa Angélica André conquista a medalha de bronze nos 10 quilómetros de águas abertas nos Mundiais de natação que decorrem em Doha, tendo assegurado a qualificação para os Jogos Olímpicos Paris2024.
Dia 4
O treinador português Rui Vitória é demitido de selecionador do Egito, após a eliminação nos oitavos de final da Taça das Nações Africanas (CAN2023) de futebol.
Jorge Nuno Pinto da Costa anuncia que vai recandidatar-se à presidência do FC Porto.
O português Vítor Pereira, de 55 anos, é anunciado como novo treinador do Al Shabab, da Liga saudita de futebol.
Dia 7
Fernando Madureira, líder dos Super Dragões, claque do FC Porto, fica em prisão preventiva, uma semana depois de ter sido detido no âmbito da Operação Pretoriano.
Dia 8
O treinador de futebol Carlos Carvalhal deixa o comando técnico do Olympiacos, quarto classificado da Liga grega, após dois meses no cargo.
Dia 10
O anfitrião Catar revalida o título e conquistou a Taça Asiática de futebol pela segunda vez na história, depois de vencer a Jordânia por 3-1.
Dia 11
A anfitriã Costa do Marfim conquista a Taça das Nações Africanas de futebol, ao bater na final a Nigéria de José Peseiro por 2-1, depois de ter estado a perder por 1-0.
Dia 12
O português Diogo Ribeiro sagra-se campeão do mundo dos 50 metros mariposa dos Mundiais aquáticos, em Doha, Qatar.
Dia 14
O empresário de futebol César Boaventura é condenado, pelo Tribunal de Matosinhos, a uma pena de prisão cumulativa de três anos e quatro meses, com execução suspensa, por três crimes de corrupção ativa no desporto.
Dia 17
O nadador português Diogo Ribeiro sagra-se campeão mundial dos 100 metros mariposa, nos Mundiais de em Doha, Qatar.
Dia 18
Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step) conquista a Volta ao Algarve em bicicleta pela terceira vez, repetindo os êxitos de 2020 e 2022, após ter sido segundo no alto do Malhão, em Loulé, atrás do antecessor Daniel Martínez (BORA-hansgrohe).
Dia 25
O Benfica conquista o bronze na Taça dos Clubes Campeões Europeus de corta-mato, dando a segunda medalha a Portugal em Albufeira, depois do segundo lugar do Sporting de Braga na prova feminina.
Dia 28
A Espanha, campeã mundial em título, conquista a primeira edição da Liga das Nações feminina de futebol, ao vencer a França, na final de Sevilha.
MARÇO
Dia 2
Tiago Luís Pereira alcança a medalha de bronze no triplo salto dos Mundiais de pista coberta, em Glasgow, com a marca de 17,08 metros.
Dia 17
O FC Porto conquista pela 15.ª vez a Taça de Portugal de basquetebol, ao vencer o Benfica, por 81-78, em Viana do Castelo.
O tenista português Nuno Borges, número um nacional, revalida o título no ‘challenger’ de Phoenix, nos Estados Unidos, ao vencer o italiano Matteo Berrettini em dois sets.
Dia 24
O Benfica conquista pela terceira vez, e 50 anos depois da última, a Taça de Portugal feminina de voleibol, ao derrotar na final, em Viana do Castelo, o PV2014/Colégio Efanor por 3-2.
O Benfica conquista pela terceira vez a Taça de Portugal feminina de basquetebol, ao vencer o GDESSA Barreiro, por 61-42, em Torres Novas.
O tenista português Henrique Rocha conquista um torneio da categoria challenger pela primeira vez na carreira, ao vencer na final em Múrcia, Espanha, o georgiano Nikoloz Basilashvili, em três sets.
Dia 30
O Braga conquista pela primeira vez a Taça de Portugal de futsal, sucedendo ao Benfica, ao vencer o Sporting por 5-3, em Sines.
O Benfica conquista a Taça de Portugal feminina de futsal, ao vencer o Torreense, por 8-0, em Sines.