Recordar 2024: a saída de Rúben Amorim, a Bola de Ouro de Rodri e os títulos de Artur Jorge
Momentos marcantes do desporto em 2024
Corpo do artigo
OUTUBRO
Dia 06
O Brasil sagra-se campeão mundial de futsal pela sexta vez, ao vencer a Argentina, por 2-1, na final disputada na Humo Arena, em Tashkent, no Uzbequistão, sucedendo a Portugal.
Dia 19
O Óquei de Barcelos conquista pela quinta vez a Supertaça António Livramento de hóquei em patins, ao vencer o FC Porto, por 3-2, no Pavilhão Multiusos de Odivelas, Lisboa.
Dia 20
O Benfica conquista pela 11.ª vez consecutiva a Supertaça feminina de hóquei em patins, ao golear o Tojal por 6-1, no Pavilhão Multiusos de Odivelas, em Lisboa.
Dia 27
A Oliveirense conquista pela segunda vez a Taça Continental de hóquei em patins, a antiga Supertaça Europeia, ao vencer na final o Sporting por 4-2, em Oliveira de Azeméis.
Dia 28
O médio Rodri, do Manchester City, vence pela primeira vez a Bola de Ouro, tornando-se apenas o terceiro futebolista espanhol a ser galardoado em quase 70 anos de existência do prémio.
NOVEMBRO
Dia 1
O treinador Rúben Amorim assina pelos ingleses do Manchester United até junho de 2027, deixando o comando técnico do Sporting, campeão e líder do campeonato nacional de futebol.
Dia 6
O português Petit é anunciado como novo treinador do Rio Ave, clube da I Liga portuguesa de futebol, que tinha dispensado Luís Freire.
Dia 11
João Pereira, que comandava a equipa B dos ‘leões’, é anunciado novo treinador da equipa principal do Sporting, em substituição de Ruben Amorim.
Dia 17
A carreira de Rafael Nadal, um dos melhores tenistas de sempre, chega ao fim, após Carlos Alcaraz e Marcel Granollers terem perdido em pares, uma derrota que consumou a eliminação da Espanha da Taça Davis.
Dia 24
Portugal sagra-se campeão europeu de râguebi sub-20, após bater os Países Baixos por 46-14, em Praga.
O português Ruben Amorim estreia-se no comando técnico do Manchester United com um empate a um golo na visita ao Ipswich, em jogo da 12.ª jornada da Liga inglesa de futebol.
O piloto neerlandês Max Verstappen (Red Bull) sagra-se campeão mundial de Fórmula 1 pela quarta vez consecutiva.
O piloto belga Thierry Neuville (Hyundai i20) sagra-se campeão mundial de ralis pela primeira vez no Rali do Japão.
Dia 30
O Botafogo, treinado pelo português Artur Jorge, conquista pela primeira vez a Taça Libertadores de futebol, ao vencer o Atlético de Mineiro, por 3-1, em Buenos Aires.
DEZEMBRO
Dia 3
A seleção portuguesa feminina de futebol qualifica-se pela terceira vez consecutiva para a fase final do Europeu, ao vencer a República Checa por 2-1.
Dia 8
O Botafogo, treinado pelo português Artur Jorge, conquista o terceiro título de campeão brasileiro de futebol, ao vencer por 2-1 o São Paulo.
O internacional português Nani, campeão da Europa por Portugal no Euro2016, anuncia o final da carreira de futebolista profissional, aos 38 anos.
O piloto britânico Lando Norris vence o Grande Prémio de Abu Dhabi de Fórmula 1, última prova da temporada, e entregou o título de construtores à McLaren.
Dia 9
A judoca Telma Monteiro anuncia o final da carreira, aos 38 anos, depois de um percurso de mais de duas décadas ao mais alto nível e durante o qual foi medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de 2016.
Dia 11
Portugal, Espanha e Marrocos vão organizar o Mundial2030 de futebol, oficializa a FIFA, depois de ter votado a candidatura única durante o seu congresso extraordinário, realizado em Zurique.
Dia 17
O futebolista brasileiro Vinicius Júnior, avançado do Real Madrid, é galardoado com o prémio The Best, em Doha, atribuído pela FIFA ao melhor jogador do mundo.
Dia 18
O Real Madrid conquista a Taça Intercontinental de futebol, ao bater os mexicanos do Pachuca por 3-0, em Lusail, no Qatar.
Dia 19
O português Vítor Pereira é anunciado como novo treinador do Wolverhampton, clube da Liga inglesa de futebol.
Dia 20
O presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes, apresenta-se como candidato à liderança do Comité Olímpico de Portugal (COP).
Dia 21
O Madeira SAD conquista pela 22.ª vez a Supertaça feminina de andebol, ao vencer o Benfica por 20-18, em jogo disputado no Pavilhão Municipal do Funchal.
Dia 26
O treinador João Pereira deixa o comando técnico do Sporting, após três vitórias em oito jogos desde que substituiu Ruben Amorim no cargo. Sucede-lhe Rui Borges, até então treinador do Vitória de Guimarães.
Dia 30
O treinador Sérgio Conceição é anunciado como novo treinador do AC Milan, com um contrato até junho de 2026, substituindo Paulo Fonseca no comando técnico clube da Liga italiana de futebol.