World Rugby fixou data para o torneio interrompido em março, quando Inglaterra e França eram líderes
Corpo do artigo
Os jogos em atraso do torneio das Seis Nações de râguebi vão ser disputados nos fins de semana de 24 e 31 de outubro, confirmou o Conselho da World Rugby ao aprovar a proposta do Comité Executivo.
Os desafios da quarta e quinta jornadas serão jogados no início de uma "janela" excecional de desafios internacionais aprovada pela entidade que tutela o râguebi a nível mundial, à qual se segue um fim de semana de descanso, em 7 de novembro, e quatro semanas consecutivas de jogos internacionais entre seleções europeias e adversários do hemisfério sul ainda por definir.
Quando o torneio foi interrompido, em março, a Inglaterra e a França lideravam a classificação com 13 pontos, mais três do que a Escócia e mais quatro do que a Irlanda, que pode igualar ou ultrapassar os líderes se vencer a Itália no único encontro em atraso da penúltima ronda.
Na última jornada, que se jogará, então, em 31 de outubro, os irlandeses visitam a França, enquanto a Inglaterra se desloca a Itália e o País de Gales recebe a Escócia.
No mesmo comunicado, a federação mundial confirmou, ainda, que o Rugby Championship de 2020, entre "All Blacks", Austrália, África do Sul e Argentina, será disputado num formato reduzido de seis semanas num só país e que a Nova Zelândia foi convidada para organizar a competição a partir de 07 de novembro.
A alteração temporária à Regra 9 permitirá aos jogadores das seleções do hemisfério sul que alinham em equipas europeias disputar os jogos da Taça dos Campeões Europeus antes de voarem para o local da competição, o mais tardar em 18 de outubro, um dia após a final da prova europeia.
A medida deverá permitir aos jogadores envolvidos na final europeia cumprirem eventuais exigências sanitárias de quarentena obrigatória por parte governo do país anfitrião.
12368264