Recorde as principais incidências do Rali de Portugal
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Jan Solans (Toyota Yaris Rally2) vence na categoria dos WRC2, após a segunda passagem por Fafe. Vantagem de 6,4 segundos foi suficiente para o espanhol levar a melhor sobre Josh McErlean (Skoda Fabia).
1.º Hyundai Shell Mobis WRT, 219 pontos
2.º Toyota Gazoo Racing, 215
3.º M-Sport Ford WRT, 116
1.º Thierry Neuville (Hyundai i20), 110 pontos
2.º Elfyn Evans (Toyota Yaris), 86
3.º Ott Tanak (Hyundai i20), 79
4.º Adrien Fourmaux (Ford Puma), 71
5.º Sébastien Ogier (Toyota Yaris), 70
1.º Sébastien Ogier (Toyota Yaris), 25 pontos (18+5+2)
2.º Ott Tanak (Hyundai i20), 26 (15+7+4)
3.º Thierry Neuville (Hyundai i20), 24 (13+6+5)
4.º Adrien Fourmaux (Ford Puma), 12 (8+4)
5.º Dani Sordo (Hyundai i20), 11 (10+1)
Fafe 2 (powerstage)
11,18 km
1 Neuville/Wydaeghe (Hyundai), 6m23,7s
2 Tänak/Martin (Hyundai), a 0,1s
3 Rovanpera/Halttunen, a2,2s
4 Ogier/Landais (Toyota), a 2,3s
5 Katsuta/Johnston (Toyota), a 3,5s
Classificação geral (após 22 especiais)
1 Ogier/Landais (Toyota), 3h41m32,2s
2 Ott Tanak/Martin (Hyundai), a 7,9s
3 Neuville/Wydaeghe (Hyundai), a 1m09,8s
4 Adrien Fourmaux/Coria (Ford), a 1m47,8s
5 Dani Sordo/Carrera (Hyundai), a 2m48,9s
Super Sunday
1 Tanak/Martin (Hyundai), 39m32,5s
2 Ogier/Landais (Toyota), a 2,4s
3 Neuville/Wydaeghe (Hyundai), a 4s
4 Fourmaux/Coria (Ford), a 18,9s
5 Katsuta/Johnston (Toyota), a 33,4s
Na powerstage de Fafe, Ogier foi o quarto mais rápido, terminando o rali com 7,9 segundos de vantagem sobre Ott Tanak (Hyundai i20), que foi segundo do troço. A vitória foi para Thierry Neuville (Hyundai i20), que sai de Portugal com a liderança reforçada no Mundial de ralis, após uma prova para esquecer de Elfyn Evans (Toyota), que salvou os pontos de sábado, ao terminar no domingo.
Sébastien Ogier conquistou este domingo a 57.ª edição do Rali de Portugal, vencendo pela sexta vez no historial. O francês torna-se o máximo vencedor da prova lusa, desempatando com Markku Alén. Ogier venceu nos anos de 2010, 2011, 2013, 2014, 2017 e, agora, 2024.
Este domingo, há os últimos 62,18 quilómetros cronometrados do Rali, com especiais em Cabeceiras de Basto e Fafe, esta palco do popular Salto da Lameirinha e power-stage. Recorde-se que as quatro especiais valem pontos por si para o Mundial de pilotos (sete para um do primeiro ao sétimo).
Cabecerias de Basto 1
19,91 km
1 Tänak/Martin (Hyundai), 13m08,7s
2 Neuville/Wydaeghe (Hyundai), a 1,4s
3 Formaux/Caria (Ford), a 1,7s
4 Ogier/Landais (Toyota), a 3,5
5 Katsuta/Johnston (Toyota), a 14s
Classificação geral (após 21 especiais)
1 Ogier/Landais (Toyota), 3h35m06,3s
2 Ott Tanak/Martin (Hyundai), a 10,1s
3 Neuville/Wydaeghe (Hyundai), a 1m12,1s
4 Adrien Fourmaux/Coria (Ford), a 1m44s
5 Dani Sordo/Carrera (Hyundai), a 2m44,2s
Super Sunday (após três especiais)
1 Tanak/Martin (Hyundai)
2 Ogier/Landais (Toyota), a 1,8s
3 Neuville/Wydaeghe (Hyundai), a 2,5s
4 Fourmaux/Coria (Ford), a 12,9s
5 Katsuta/Johnston (Toyota), a 30s
Em Fafe 1, estónio da Hyundai voltou a recuperar terreno ao francês da Toyota (4,2 segundos). A partir das 9h32, arranca a segunda passagem por Cabeceiras de Basto, a penúltima ao fim da qual se distribuem os pontos do Super Sunday (sete para um do primeiro ao sétimo).
Fafe 1
11,18 km
1️ Tanak/Martin (Hyundai), 6m53,3s
2 Neuville/Wydaeghe (Hyundai), a 4,0ss
3️ Ogier/Landais (Toyota), 4,5s
4️ Evans/Martin (Toyota), a 5,3s
5 Katsuta/Johnston (Toyota), a 7,3s
Geral
1️ Ogier/Landais (Toyota), 3h21m54,1s
2 Tanak/Martin (Hyundai), a 13,6s
3️ Neuville/Wydaeghe (Hyundai), a 1m14,2s
4️ Formaux/Caria (Ford), a 1m45m,8s
5 Sordo/Carrera (Hyundai), a 2m21,8s
Sébastien Ogier perdeu mais 3,5 segundos para Tanak, que lidera as classificativas de domingo na frente e à beira de somar sete pontos para o campeonato, com a ressalva de ter de concluir a prova para os amealhar. Já só resta a powerstage, em Fafe, a partir das 12h15, e Ogier tem 10,1 segundos de vantagem para conquistar o rali pela sexta vez na história.
Galês da Toyota, que é segundo do Mundial, consegue terminar o troço a custo.
Francês da Ford M-Sport teve uma saída de estrada.
Cabecerias de Basto 1
19,91 km
1️ Ogier/Landais (Toyota), 13m18m15s
2 Neuville/Wydaeghe (Hyundai), a 3,3s
3️ Tänak/Martin (Hyundai), a 6,2s
4 Formaux/Caria (Ford), a 8,4s
5 Evans/Martin (Toyota), a 8,5s
Geral
1️ Ogier/Landais (Toyota), 3h15m14,3s
2 Tänak/Martin (Hyundai), a 18,1s
3️ Neuville/Wydaeghe (Hyundai), a 1m14,7s
4️ Formaux/Caria (Ford), a 1m41m,3s
5 Sordo/Carrera (Hyundai), a 2m06,3s
Primeiro troço do dia, em Cabeceiras de Basto, foi dominado pelo oito vezes campeão do Mundo, que passou a ter 18,1 segundos de vantagem sobre Ott Tanak (Hyundai i20). Estónio queixou-se do nevoeiro, tal como o colega Dani Sordo. Segue-se a primeira passagem por Fafe, com o famoso Salto da Pedra Sentada.
Está cumprido o troço Paredes 2 para os pilotos do WRC e Sébastien Ogier acrescentou mais uns segundos de vantagem à vantagem sobre Ott Tanak. Francês e estónio estão separados por 13,5 segundos, depois de o primeiro ganhar mais uma classificativa.
O piloto francês Sébastien Ogier (Toyota Yaris) procura estabelecer um novo recorde de vitórias no Rali de Portugal, ao partir para o derradeiro dia da 57.ª edição com uma liderança segura por 11,9 segundos. O piloto gaulês, que venceu as edições de 2010, 2011, 2013, 2014 e 2017, está empatado com o finlandês Markku Alén, que vencera em 1975, 1977, 1978, 1981 e 1987.
Ogier terminou o dia de sábado na frente da prova lusa, quinta ronda do Mundial, com o estónio Ott Tänak (Hyundai i20) na segunda posição e o belga Thierry Neuville (Hyundai i20) em terceiro, a 1.11,4 minutos.
No sábado, o francês, oito vezes vencedor do Mundial, herdou o comando após a desistência do companheiro de equipa, o finlandês Kalle Rovanperä (Toyota Yaris), atual bicampeão, logo na segunda de nove especiais deste sábado, após capotar o seu Yaris.
Rovanperä regressa hoje à prova, no sistema de super-rali, com uma penalização de 10 minutos por cada uma das oito especiais que não concluiu.
Os novos regulamentos deste ano preveem que hoje sejam distribuídos sete pontos pelos sete mais rápidos, além dos cinco para os cinco mais rápidos na ultima especial, que tem o estatuto de ‘power stage’, de forma a aumentar a competitividade do último dia de prova.
Hoje os pilotos enfrentam 62,18 quilómetros cronometrados, divididos por quatro especiais, que se traduzem em duplas passagens por Cabeceiras de Basto (19,91 quilómetros) e Fafe (11,18), com a primeira classificativa marcada para as 07:05.
1.º Sébastien Ogier (Toyota Yaris) – 3h01m55,8s
2.º Ott Tanak (Hyundai i20) – a 11,9s
3.º Thierry Neuville (Hyundai i20) – 1m11,4s
4.º Dani Sordo (Hyundai i20) – 1m25,6s
5.º Adrien Fourmaux (Ford Puma) – 1m32,9s
Na superespecial de Lousada, o estónio da Hyundai i20 ainda foi buscar alguns segundos perdidos nas classificativas anteriores, terminando a 11,9 segundos do francês.
Concluídas as nove especiais do sábado, Sébastien vence o sábado do Rali de Portugal, amealhando 18 pontos para o Mundial de ralis.
A partir das 19h05, inicia-se a última classificativa do dia, no caso a superespecial de Lousada. O Eurocircuito da Costilha já está cheio para receber os pilotos.
A diferença entre Sébastien Ogier (Toyota Yaris) e Ott Tanak (Hyundai i20) continua a encurtar, descendo para 7,8 segundos, após Montim 2. Thierry Neuville (Hyundai i20) completa o pódio, a 53,2 segundos da frente.
1.º Sébastien Ogier (Toyota Yaris) – 2h47m47,1s
2.º Ott Tanak (Hyundai i20) – a 11,9s
3.º Thierry Neuville (Hyundai i20) – 1m12,3s
4.º Dani Sordo (Hyundai i20) – 1m13,8s
5.º Adrien Fourmaux (Ford Puma) – 1m33,8s
Francês da Toyota, que vinha a ser pressionado por Ott Tanak, alargou distâncias após Amarante 2, passando a liderar o Rali de Portugal por 11,9 segundos.
Pilotos vão voltar a cumprir os 37,24 quilómetros no troço mais longo do Rali de Portugal. Segue-se Paredes 2 e a superespecial de Lousada.
À segunda passagem por Felgueiras, Sébastien Ogier (Toyota Yaris) mantém-se na liderança, mas Ott Tanak (Hyundai i 20), vencedor desta especial, ganhou 3,2 segundos ao francês. Segue-se Montim 2.
1.° Ott Tanak (Hyundai i20) - 2h00m33,9s
2.° Sébastien Ogier (Toyota Yaris) - a 0,2s
3.° Thierry Neuville (Hyundai i20) - a 42,6s
4.° Dani Sordo (Hyundai i20) - a 44,9s
5.° Adrien Fourmaux (Ford Puma) - a 1m10,1s
Esta tarde há novas passagens por Felgueiras, Montim, Amarante e Paredes, além da superespecial de Lousada.
1.° Sébastien Ogier (Toyota Yaris) - 2h12m17,1s
2.° Ott Tanak (Hyundai i20) - a 13,6s
3.° Thierry Neuville (Hyundai i20) - a 54,4s
4.° Dani Sordo (Hyundai i20) - a 58s
5.° Adrien Fourmaux (Ford Puma) - a 1m18,4s
Está feita a parte da manhã do terceiro dia do Rali de Portugal. Oito vezes campeão do Mundo foi o mais rápido em Paredes e recuperou a liderança do Rali de Portugal. Francês da Toyota tem 13,6 segundos de vantagem sobre Ott Tanak (Hyundai i20). Estónio concluiu troço com um furo.
Segue-se o troço de Paredes, novidade nesta edição.
Cumprida a primeira passagem por Amarante, o troço mais longo da prova, Ott Tanak é o novo líder do Rali de Portugal. Estónio da Hyundai acaba com duas décimas de segundo de vantagem sobre o Toyota de Sébastien Ogier.
O belga Thierry Neuville (Hyundai i20) chegou a esta quinta ronda do campeonato na liderança, com 86 pontos, mais seis do que Elfyn Evans (Toyota Yaris), segundo colocado.
À partida do dia de hoje, Neuville é o sexto classificado, a 18,1 segundos, e Evans o oitavo, já a 1.43,2 minutos.
Japonês da Toyota, com problemas na suspensão, está parado na classificativa Amarante 1. Vinha a ser o terceiro da geral.
O finlandês Kalle Rovanperä (Toyota Yaris) desistiu da 57.ª edição do Rali de Portugal após o capotamento na segunda especial deste sábado, em Montim 1.
Apesar disso, o acidente não teve consequências físicas para o piloto e o navegador Jonne Halttunen.
Kalle Rovanpera capotou durante o segundo troço do dia, cedendo a liderança para Sébastien Ogier. Pouco tempo depois, e poucos metros à frente, Oliver Solberg, dos WRC2, também bateu.
Primeira passagem pelo troço de Felgueiras foi ganho por Kalle Rovanpera (Toyota Yaris), que alargou a diferença para o colega Sébastien Ogier. Estão agora separados por 6,7 segundos na geral.
Os Hyundai de Thierry Neuville e Dani Sordo perderam algum tempo.
Os regulamentos que entraram em vigor este ano atribuem 18 pontos ao piloto que terminar o dia na frente - desde que consiga terminar o rali no domingo -, 15 ao segundo, 13 ao terceiro, 10 ao quarto, até ao ponto que é atribuído ao 10.º classificado.
Para domingo estão reservados mais sete pontos para o vencedor do dia e cinco para o mais rápido na power stage, a especial final, em Fafe.
Esta é a segunda etapa do Rali de Portugal, a mais longa da prova. O dia começou com Felgueiras 1, agendado para as 8h05, terminando em Lousada, a partir das 19h05 horas. Pelo meio, haverá passagens por Montim, Amarante e Paredes, por duas vezes, e por Felgueiras 2.
O troço de Amarante, com os seus 37,24 quilómetros, foi o palco de um ataque demolidor de Rovanperä na edição de 2023.
O dia mais longo da 57.ª edição do Rali de Portugal pode este sábado ser decisivo nas contas pela vitória, pois o campeão Kalle Rovanperä (Toyota Yaris) chega à segunda etapa com a liderança presa por apenas um segundo.
O bicampeão mundial tem nove troços e 145 quilómetros cronometrados para suster a investida do francês Sébastien Ogier (Toyota Yaris), que procura entrar para o livro dos recordes da prova com um inédito sexto triunfo em terras lusas. O japonês Takamoto Katsuta (Toyota Yaris) está a 4,7 segundos, na terceira posição, depois de um dia de domínio da marca nipónica.
Sébastien Ogier (Toyota) foi o mais rápido em Mortágua 2, subindo a segundo da geral. O bicampeão do Mundo Kalle Rovanpera fechou o segundo dia do Rali de Portugal na frente, com um segundo de vantagem para o compatriota.
Kris Meeke, da Team Hyundai Portugal e que tinha 1m12,8s de vantagem sobre Armindo Araújo (Skoda Fabia) à entrada de Mortágua 2, já completou o último troço do dia, vencendo a prova para o Campeonato de Portugal de Ralis.
Este sábado, o Rali de Portugal muda-se para o Norte, com as classificativas de Felgueiras, Montim, Amarante e Paredes. O dia fecha com a superespecial de Lousada, num total de 145,2 quilómetros cronometrados.
1.º Kalle Rovanpera (Toyota Yaris) 1h25m00,4s
2.º Sébastien Ogier (Toyota Yaris) a 1s
3.º Takamoto Katsuta (Toyota Yaris) a 4,7s
4.º Ott Tanak (Hyundai i20) a 5,4s
5.º Dani Sordo (Hyundai i20) a 17,9s
Resta apenas uma especial para encerrar o segundo dia do Rali de Portugal, em Mortágua. Vitória para o Campeonato de Portugal de Ralis vai ser entregue.
Classificação geral (após oito especiais)
1.º Kalle Rovanpera (Toyota Yaris) 1h13m33s
2.º Takamoto Katsuta (Toyota Yaris) a 1s
3.º Ott Tanak (Hyundai i20) a 3,7s
4.º Sébastien Ogier (Toyota Yaris) a 4,2s
5.º Dani Sordo (Hyundai i20) a 8,5s
O primeiro troço da 57.ª edição do Rali de Portugal, em Mortágua, foi interrompido pela organização devido a dois acidentes sofridos por dois concorrentes em momentos diferentes da prova.
Kalle Rovanpera venceu a segunda passagem por Arganil, aumentando a diferença para Takamoto Katsuta para um segundo.
Percorridas sete especiais classificativas, Kalle Rovanpera (Toyota Yaris) é o líder do Rali de Portugal. Por hoje resta a segunda passagem por Arganil e Mortágua.
Classificação geral
1.º Kalle Rovanpera (Toyota Yaris) 1h01m57s
2.º Takamoto Katsuta (Toyota Yaris) a 0,2s
3.º Sébastien Ogier (Toyota Yaris) a 1,7s
4.º Ott Tanak (Hyundai i20) a 3,6s
5.º Dani Sordo (Hyundai i20) a 4,4s
1 - Katsuta/Johnston (Toyota), 32m10,9s
2 - Tänak/Martin (Hyundai), a 1,9s
3 - Rovanperä/Haltunen (Toyota), a 3,4s
4 - Neuville/Wydaeghe (Hyundai), a 5,2s
5 - Sordo/Carrera (Hyundai), 6,4s
As passagens por Lousã 1 e Góis 1 foram de ataque para o espanhol Dani Sordo (Hyundai i20), que venceu ambas, enquanto o belga cedeu tempo e caiu para a quarta posição, atrás do estónio Ott Tänak (Hyundai i20) e do campeão Rovanperä.
Mas Sordo, que atrai multidões de adeptos espanhóis à prova portuguesa, ficou sem o sistema híbrido no seu i20 antes do arranque para a especial de Arganil, a última da manhã, e perdeu dois lugares.
Nesse troço também o francês Sébastien Ogier (Toyota Yaris) sentiu problemas, com o sistema de intercomunicadores dentro do carro a deixar de funcionar, ficando sem ouvir o navegador. Vincent Landais teve de ditar as notas por gestos, o que fez Ogier perder cerca de três segundos.
O piloto japonês Takamoto Katsuta (Toyota Yaris) lidera a 57.ª edição do Rali de Portugal, quinta prova do Campeonato do Mundo, após a disputa da primeira manhã da competição.
O piloto nipónico, que começou o dia na quarta posição, chegou ao final da primeira secção desta sexta-feira com o tempo de 43.53,7 minutos, deixando no segundo lugar o belga Thierry Neuville (Hyundai i20), a 2,9 segundos, com o finlandês Kalle Rovanperä (Toyota Yaris) em terceiro, a 3,3.
O japonês entrou ao ataque, vencendo a primeira especial do dia, em Mortágua, batendo Neuville, líder do Mundial à partida desta ronda, que vencera a superespecial da Figueira da Foz na quinta-feira e hoje é o primeiro piloto em pista, tendo de lidar com mais gravilha solta.
Dani Sordo foi o mais rápido na Lousã e em Góis, tendo Thierry Neuville perdido a liderança do rali para o japonês Takamoto Katsuta.
Os pilotos do Campeonato de Portugal de Ralis (CPR), cuja classificação é definida neste primeiro dia completo da prova lusa, viram-se afetados por esta situação. A organização deverá atribuir tempos nominais a todos os que se tenham visto impedidos de completar a especial.
O belga Thierry Neuville (Hyundai i20), que começou este primeiro dia completo do rali português, tem o melhor tempo nesta classificativa, ocupando a liderança provisória, com 0,8 segundos de vantagem sobre o japonês Takamoto Katsuta (Toyota Yaris) e 2,1 sobre o estónio Ott Tänak (Hyundai i20).
Primeiro, foi o piloto espanhol Pepe López, do WRC2, a capotar o seu Ford Fiesta após deixar a traseira do seu carro escorregar em demasia, acabando por bater no morro de terra no exterior da curva e capotando. O incidente não teve consequências físicas quer para o piloto quer para o navegador David Vázquez.
Entretanto, também o japonês Yuki Yamamoto (Toyota Yaris) capotou ao quilómetro 15 deste primeiro troço, acabando por interromper definitivamente a competição na classificativa de Mortágua. Tanto o piloto como o navegador Marco Salminen saíram ilesos. No local ficou também parado o norte-irlandês William Creighton (Ford Fiesta).
O piloto belga Thierry Neuville (Hyundai i20) tenta esta sexta-feira segurar a liderança da 57.ª edição do Rali de Portugal, quinta prova do Campeonato do Mundo (WRC), depois de ter vencido a superespecial da Figueira da Foz na quinta-feira.
Thierry Neuville chega ao Rali de Portugal como líder do Mundial, com 86 pontos, mais seis do que o britânico Elfyn Evans (Toyota Yaris), que na quinta-feira foi apenas oitavo.
Esta etapa, com oito especiais, pontua, também, para o Campeonato de Portugal de Ralis (CPR), com o norte-irlandês Kris Meeke (Hyundai i20) no comando, após ter feito o melhor tempo na superespecial de quinta-feira, com 0,7 segundos de vantagem sobre Armindo Araújo (Skoda Fábia).
Neuville, Ogier e Tänak optaram por dois pneus duros e quatro macios para esta jornada, com o campeão mundial, o finlandês Kalle Rovanperä (Toyota Yaris), quinto mais rápido na Figueira da Foz, a apostar em três pneus duros e três macios.
A secção matinal conta ainda com uma primeira passagem por Lousã (12,28 km), Góis (14,30) e Arganil (18,72). À tarde, os pilotos repetem as especiais percorridas durante a manhã, mas com a diferença de que o dia encerrará em Mortágua.
Neuville foi o primeiro piloto a sair para a estrada, a partir das 8h05, partindo com uma vantagem de 0,6 segundos para o francês Sébastien Ogier (Toyota Yaris), com o estónio Ott Tänak (Hyundai i20) na terceira posição, a dois segundos do companheiro de equipa.