O Campeonato do Mundo de Ralis, que esta sexta-feira chega pela primeira vez à baixa do Porto com a realização da Porto Street Stage, é um dos principais acontecimentos televisivos mundiais, com mais de 600 milhões de telespectadores, ao longo da época.
Corpo do artigo
Em 2015, ainda sem especial na baixa do Porto, a audiência total, só da prova portuguesa, foi de 73,5 milhões de telespectadores.
Este ano, a organização espera um crescimento, não apenas pela expectativa que a Porto Street Stage introduziu, mas também porque os acordos estabelecidos pela Federação Internacional do Automóvel (FIA) garantem que o campeonato chegará este ano a mais países.
A classificativa que se disputa nas ruas do Porto será exibida em mais de 150 mercados de TV, após a confirmação de uma série de acordos de transmissão. Uma das estações de televisão que tem acordo com a FIA é a RTP, que transmitirá, também, em direto, a classificativa portuense.
Estes acordos representam um crescimento de 27% de espectadores desde 2013, o que fará com que também as horas de transmissão aumentem cerca de 55%, em relação às últimas três temporadas.
Em 2015, o WRC Vodafone Rally de Portugal gerou um impacto económico recorde de 127,4 milhões de euros de retorno e provocou uma entrada de despesa direta de 65 milhões de euros nas regiões por onde passou, segundo um estudo realizado pela Universidade do Algarve.