Apesar de não ser disciplina olímpica, o COI reconhece o desporto motorizado como parte do Movimento Olímpico
Corpo do artigo
Rali de Portugal anunciou ter sido reconhecido pelo Comité Olímpico Internacional (COI) como "primeiro caso de sucesso do desporto motorizado para a sustentabilidade ambiental", sendo destacado "o trabalho levado a cabo na gestão de resíduos".
"Com mais de um milhão de espetadores ao longo dos quatro dias da prova, a rede de voluntários e a colaboração com a Agência Portuguesa do Ambiente e os vários municípios abrangidos foram determinantes para a renovação da certificação ambiental da Federação Internacional do Automóvel", refere o sítio oficial do Vodafone Rally de Portugal.
Apesar de não ser disciplina olímpica, o COI reconhece o desporto motorizado como parte do Movimento Olímpico, acrescenta a organização do Rali de Portugal.
"Através do seu programa de acreditação ambiental, a FIA tem como objetivos reduzir o impacto ambiental das provas do mundial de ralis, sensibilizar a comunidade desportiva para a preservação do meio ambiente e incentivá-la a adotar medidas adicionais de sustentabilidade", relembra o sítio oficial do rali.
Na sequência da resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas sobre a importância do desporto no apoio à Agenda para o Desenvolvimento Sustentável 2030, o COI criou o Projeto de Sustentabilidade de Federações Internacionais, cujo fim é o de avaliar o trabalho dessas instituições quanto a políticas de sustentabilidade ambiental nos seus eventos.