Râguebi: internacional português acusado em França de embriaguez e comportamento agressivo
Por se tratar de um procedimento disciplinar da LNR e não da federação francesa, o organismo que tutela o râguebi português desconhece, ainda, se Marques ficará impedido de jogar pela seleção ou apenas pelo seu clube, o Béziers
Corpo do artigo
De acordo com o diário francês L’Équipe, a comissão disciplinar da LNR abriu um processo de instrução por comportamento inadequado do internacional português, Samuel Marques, na 20.ª Noite do Râguebi, em 23 de setembro, gala do organismo que distingue anualmente os melhores do râguebi gaulês.
Nessa noite, Marques, de 35 anos, recebeu o galardão de melhor jogador da Pro D2, em 2023/24, ao serviço do Béziers.
Porém, segundo testemunhos recolhidos pelo L’Équipe, o internacional português apresentou-se, a partir de determinada altura da festa, visivelmente embriagado e teve um comportamento agressivo para com uma funcionária do serviço do serviço de catering. Alegadamente, terá entornado propositadamente uma bebida sobre a funcionária.
Ainda segundo o L’Équipe, o jogador deverá responder brevemente perante a comissão de inquérito e incorre numa suspensão que pode ser de “várias semanas”.
Samuel Marques, dono de 21 internacionalizações pelos "lobos", foi peça fundamental no sucesso de Portugal no Mundial de França2023.
Em novembro de 2022, concretizou a penalidade que permitiu a Portugal empatar com os Estados Unidos (16-16), no último lance do torneio de repescagem, e qualificar-se para a competição.
No próprio França'2023, transformou o terceiro ensaio de Portugal contra as Fiji, que valeu a primeira vitória de sempre da seleção portuguesa num Campeonato do Mundo, por 24-23.