Confirmou o presidente da Federação Portuguesa de Râguebi, Carlos Amado da Silva.
Corpo do artigo
O antigo selecionador da Argentina, Daniel Hourcade, vai assumir a direção do departamento de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Râguebi (FPR), confirmou à agência Lusa o presidente do organismo, Carlos Amado da Silva.
Hourcade, que dirigiu a seleção argentina entre 2013 e 2018, chega a Lisboa "no início de abril", revelou o líder federativo, e vai acumular o mesmo cargo em Portugal, Espanha e América do Sul, onde já exercia as mesmas funções.
O técnico faz parte dos quadros da World Rugby e foi nomeado pelo organismo que tutela a modalidade a nível mundial para "confirmar a evolução do râguebi nacional, a sua organização e aconselhar", tendo em vista o desenvolvimento da alta competição em Portugal, explicou Amado da Silva.
Daniel Hourcade é, além disso, um "velho conhecido" do râguebi português, onde foi treinador do Direito, entre 2004 e 2008, assim como do Belenenses, na época 2009/10.
Exerceu ainda funções na FPR com selecionador de "sevens" e foi adjunto de Tomaz Morais na seleção portuguesa durante o Mundial de França'2007, naquela que foi a única presença portuguesa na competição.
Em 2010, voltou à Argentina para assumir o comando dos "jaguares", uma seleção B do país que serve de antecâmara de jogadores para a equipa principal, onde chegou em 2013 para alcançar o melhor resultado de sempre dos argentinos num Mundial, o quarto lugar em Inglaterra'2015.