Belenenses foi surpreendido numa final equilibrada e ainda marcada pela grave lesão do internacional Vasco Ribeiro.
Corpo do artigo
Agronomia sagrou-se campeã nacional de râguebi, ao vencer o Belenenses, que detinha o título nacional, por 18-10, na final disputada em Monsanto.
Os agrónomos, segundos classificados da fase de apuramento, levaram a melhor sobre o primeiro classificado e somaram o segundo título do seu historial, 12 anos depois da histórica conquista de 2007 e tendo pelo meio oito finais perdidas.
Depois de entrarem praticamente a perder, com o ensaio do belenense Duarte Azevedo (10 minutos), transformado por Manuel Marta (0-7), os agrónomos reagiram da melhor forma e viraram o marcador ainda antes do intervalo. Aos 17 minutos, Vasco Ribeiro assinou o primeiro ensaio da Agronomia, reduzindo para 7-5, dois minutos antes de sofrer uma grave lesão e ser rendido por Dionasio Ratabuli.
Foi o fijiano, na segunda parte, a assinar o segundo ensaio dos verde e brancos (62'), colocando a sua equipa muito perto do título, com um parcial de 15-7, após um erro da defensiva do Belenenses, já depois de José Rodrigues, com uma penalidade, colocar a sua equipa em vantagem pela primeira vez (40+5).Manuel Marta (65) ainda respondeu com uma penalidade que reduziu para 15-10, mas a equipa da Tapada da Ajuda defendeu com mestria a vantagem e José Rodrigues voltou a converter uma penalidade no último lance (80+4), para selar o título dos agrónomos.
Ficha do jogo:
Agronomia - Belenenses, 18-10
Jogo no Campo do Grupo Desportivo Direito, em Monsanto.
Arbitragem de Paulo Duarte.
Agronomia: Ignis Meyer, Kenneth Delaiono, Giorgi Turabelidze, Fernando Almeida, José Maria Andrade, Pedro Herédia, Sabata Mokhachane, José de Alte, Gonçalo Prazeres, José Rodrigues, António Cortes, João Lima, Vasco Ribeiro, José do Carmo e Tomás Cabral. Júlio Grouth, João Moreira, Gonçalo Domingues, Francisco Vasconcelos, Tomás Gonçalves, Francisco Santos Silva, Martim Cardoso e Donasio Ratabuli.
Treinador: Frederico Sousa
Belenenses: Samisoni Havea, Joe Picket, Anthony kent, Valter Oliveira, Salvador da Cunha, Sebastião da Cunha, David Wallis, Tomás Sequeira, Duarte Azevedo, Diogo Miranda, Tiago Fernandes, Duarte Moreira, Rodrigo Freudenthal, Rodrigo Marta e Manuel Marta. Manuel Bonneville, Frederico Simões, Luís Silva, Manuel Lima, Frederico Barahona, João Freudenthal, Vasco Poppe e António da Cunha.
Treinador: João Mirra
Ao intervalo: 8-7.