Râguebi: agora racismo e capitão suspenso, mais um escândalo na seleção Argentina
"Linda manhã para sair de carro a pisar pretos", escreveu há anos Pablo Matera, em tweet agora recuperado e que levou ao seu afastamento de Los Pumas. Outros dois colegas de seleção também foram suspensos
Corpo do artigo
A Seleção de râguebi da Argentina está debaixo do furacão e a atravessar um momento delicado, devido - e não só - a declarações racistas e discriminatórias do seu capitão, Pablo Matera, proferidas nas redes sociais há anos mas só agora reproduzidas em público.
Los Pumas, como é conhecida a seleção, vinha de um triunfo histórico contra os All Blacks e de um empate com a Austrália, mas depois da bonança veio a tempestade. Foram logo a seguir goleados pela Nova Zelândia (38-0) e agora escrutinados publicamente por declarações racistas e de ódio de alguns dos seus jogadores. Pablo Matera já foi suspenso e foi-lhe retirada a braçadeira. Os colegas Guido Petti e Santiago Socino também foram suspensos por declarações do mesmo tipo, proferidas nos três casos entre 2011 e 2013, e aos três a federação abriu processo de inquérito disciplinar. E os três jogadores apagaram as suas contas nas redes sociais...
"África do Sul baby, por fim vou embora deste país cheio de pretos... Ouch!!" e "Linda manhã para sair de carro e pisar pretos", são algumas das frases de Matera.
"O que é uma 'mucama' grávida de trigémeos? Um kit de limpeza", terá escrito Petti. "Para ser judeu precisa-se de um corte na pila... Um corte na pila e gastar pouquinho, para ser judeu", é uma das frases atribuídas a Socino.
Matera e Pettijá se desculparam pelas frases antigas. "Passei momentos muito duros, peço desculpa a todos os ofendidos pelas barbaridades que escrevi. Estou muito envergonhado. Nesse momento não imaginava em quem me ia converter", disse Matera no Instagram.
"Como é do conhecimento público, difundiram-se posts que fiz no Twitter em 2012. Estou envergonhado pelo que alguma vez disse", escreveu Petti.
1333465062799884288
A "modesta" homenagem a Diego Maradona (usaram simplesmente fumos pretos) também foi muito criticada e deu o pontapé de saída ao pesadelo que Los Pumas estão a viver.
1333410933679529985
Matera, há dias, teve mesmo de pedir desculpas pela forma como despediram Maradona.