Antigo tenista assegura que não fez recomendações de inversão, como surge em vídeo criado com inteligência artificial
Corpo do artigo
Rafa Nadal recorreu às redes sociais para informar que está a ser alvo de apropriação de identidade através do uso de inteligência artificial, para fins possivelmente fraudulentos, mediante a criação de vídeos "deepfake" com a sua imagem e voz.
"Olá a todos, partilho esta mensagem de alerta, algo pouco habitual nas minhas redes sociais, mas necessário. A minha equipa e eu detetámos que estão a circular em algumas plataformas vídeos falsos gerados por inteligência artificial, nos quais aparece uma figura que imita a minha imagem e voz. Nesses vídeos, são-me atribuídos conselhos ou propostas de investimento que não provêm de mim. Trata-se de publicidade enganosa. Por favor, tenham cuidado: eu não realizei nem apoio este tipo de mensagens. Obrigado a todos pela atenção e pelo apoio", escreveu o antigo tenista.
Hola a todos, Comparto este mensaje de alerta, algo poco habitual en mis redes, pero necesario. Hemos detectado junto a mi equipo que circulan en algunas plataformas vídeos falsos generados por inteligencia artificial, en los que aparece una figura que imita mi imagen y voz. En...
- Rafa Nadal (@RafaelNadal) September 23, 2025