Na quarta etapa da Volta ao País Basco, esta quinta-feira, a 35,9 km da meta, Jonas Vingegaard (Visma-Lease a Bike), Primoz Roglic (Bora-Hansgrohe) e Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step) caíram e não ficaram bem tratados. Evenepoel foi transportado para o hospital, Vingegaard e Roglic também abandonaram a corrida
Corpo do artigo
Jonas Vingegaard, Remco Evenepoel e Primoz Roglic foram envolvidos numa queda coletiva durante a quarta etapa da Volta ao País Basco, que teve de parar para ser prestada assistência aos corredores, alguns em estado aparentemente grave.
O vencedor das duas últimas Voltas a França terá sido um dos feridos com maior gravidade, pois esteve muito tempo a ser assistido no local, sendo retirado de maca, com colar cervical e respiração assistida.
Evenepoel e Roglic também não terão regressado à corrida, o belga denunciando lesões no braço direito.
Faltavam cerca de 30 quilómetros para terminarem os 157,5 até Legutio quando, numa curva à direita, em ligeira descida, um corredor da Lidl-Trek escorregou para fora do asfalto. A velocidade era elevada e muitos dos que o seguiam também sairam da estrada.
Evenepoel fez vários metros às cambalhotas dentro da floresta, mas em situação mais grave ficaram aqueles que embateram no cimento de uma vala de saneamento, como Vingegard.
A queda, presumivelmente gerada por piso escorregadio, pois um dos ciclistas que seguiam em fuga tinha tombado no mesmo local, envolveu um total de 12 ciclistas do pelotão.
Já identificados estão o camisola amarela, Primoz Roglic (BORA-hansgrohe), que desistiu e ficou no carro da sua equipas, o vencedor do Tour, Jonas Vingegaard (Team Visma | Lease a Bike), que foi hospitalizado, o campeão mundial de contrarrelógio e este ano já vencedor da Clássica da Figueira e da Volta ao Algarve, Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step), e Natnael Tesfatsion (Lidl – Trek), Sean Quinn e Markel Beloki (EF Education – EasyPost) e Igor Arrieta (UAE Emirates). Por identificar está um ciclista da Total Energias que, ficando no meio do cimento, teria uma fratura exposta numa perna.