Angélica André, Vânia Neves, Diogo Marques e Rafael Gil vão competir este sábado na segunda etapa do circuito mundial de águas abertas em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos,
Corpo do artigo
"Esta prova apresenta-se com uma participação massiva por parte de muitas superpotências das águas abertas, sendo uma prova fortíssima, ao nível de um campeonato do mundo", afirmou Daniel Viegas, técnico da Federação Portuguesa de Natação para as Águas Abertas, em nota enviada às redações.
Quanto ao percurso da FINA/HOSA 10km Marathon Swim World Cup 2017, o antigo internacional acrescentou: "Os nadadores terão de realizar seis voltas de 1640 metros aproximadamente, o que faz com que o grande pelotão tenha de contornar muitas boias. Antevê-se, portanto, uma prova muito física e desgastante, em que o contacto será uma constante."
O treinador assume os objetivos do quarteto português: "Para os nossos nadadores este é um importante teste para preparar a taça do mundo de Setúbal e as possíveis participações nos campeonatos da Europa de juniores e do mundo absolutos. Vai ser muito importante ver como os nossos nadadores se vão enquadrar num pelotão tão intenso e esperamos que as classificações se aproximem da primeira metade da tabela para o setor feminino e dentro dos dois primeiros terços no setor masculino."
Portugal recebe a etapa de Setúbal da Taça do Mundo da FINA a 24 de junho, a última prova antes do Mundial em Budapeste de 15 a 22 de julho. A mais importante prova portuguesa de natação em águas abertas é a terceira etapa da Taça do Mundo, três meses após a segunda prova em Abu Dhabi (EAU).
A Taça do Mundo de Viedma (Argentina) abriu o circuito a 4 de fevereiro, onde Angélica André terminou em 10.º lugar e Vânia Neves, 16.º. Após o Mundial seguem-se as etapas de Lake St. John (Canadá) a 27 de julho, Lake Megantic (Canadá) a 12 de agosto, de Chun"ai (China) a 15 de outubro e de Hong Kong a 21 de outubro.