Hugo Figueira, Pedro Solha, Tiago Rocha e Nuno Roque convocados para receção à Hungria e Rússia
Corpo do artigo
Hugo Figueira, Pedro Solha, Tiago Rocha e Nuno Roque integram a lista dos 22 pré-convocados da seleção portuguesa de andebol para os confrontos com a Hungria e Rússia, de apuramento para o Campeonato da Europa 2016
Tiago Rocha, Pedro Solha e Rui Silva foram convocados à condição, dado o primeiro ter sido operado há cerca de um mês a um dedo de uma mão, enquanto os restantes saíram lesionados do jogo de apuramento do campeão nacional, que decorreu no sábado, entre FC Porto e Sporting.
Numa cerimónia que decorreu no Pavilhão Municipal de Santo Tirso, palco da receção à Hungria, no dia 10 de Junho, Rolando Freitas lembrou o pormenor dos húngaros já estarem apurados para a fase final e de Portugal "ter sido a seleção que mais problemas lhes causou em casa", perdendo por um golo (31-30), na partida disputada em outubro de 2014.
"Queremos agora, olhos nos olhos, estar à altura das expetativas, com coragem e ambição", salientou o treinador, confiante de que é possível bater o 'sete' magiar, uma das seleções de nível mundial e a quem Portugal nunca ganhou em partidas oficiais, sendo a única exceção na Posten Cup, em Trondheim, na Noruega, em 2008 (27-19).
Numa altura em que o Veszprém prepara a participação na fase final da Liga dos Campeões de andebol e sendo o clube húngaro um dos grandes 'fornecedores' da seleção magiar, a convocatória de Talant Diushebaev está dependente das disponibilidades após o desfecho da mais importante competição europeia de clubes.
Ainda assim, Rolando Freitas referiu que "sejam quais forem os escolhidos, a equipa será sempre de alto nível", recusando a ideia de a Hungria, já apurada, vir a Portugal jogar "com segundas linhas".
Apostando nas "boas memórias" que o pavilhão de Santo Tirso traz à seleção, o vice-presidente da Federação Portuguesa de Andebol Augusto Silva sublinhou que o público local "galvaniza a seleção", razão pela qual o organismo "deposita todas as suas energias neste jogo para chegar ao apuramento".
Portugal está atualmente no segundo lugar, com quatro pontos em outros tantos jogos e só poderá aspirar ao apuramento caso derrote a Hungria, enquanto a Rússia, no terceiro lugar com dois pontos em três partidas, terá de perder um dos jogos com a Ucrânia, sendo que os dois embates entre os países em conflito vão decorrer nos dias 10 e 11 de junho, em Minsk, na Bielorrússia.
As entradas para assistir à partida com Hungria custam três euros, estando disponíveis 1.800 ingressos, a totalidade da lotação do recinto.
A seleção portuguesa, que já não participa numa fase final desde o Campeonato da Europa de 2006, na Suíça, entra em estágio, em Santo Tirso, a 04 de junho.
Lista dos 22 pré-convocados:
Guarda-redes: Ricardo Candeias (Sporting), Alfredo Quintana (FC Porto) e Hugo Figueira (Benfica).
Segunda linha: Fábio Antunes (ABC/UMinho), Pedro Solha (Sporting), Hugo Santos (FC Porto), António Areia (Benfica), Pedro Portela (Sporting), Ricardo Pesqueira (ABC/UMinho), Bruno Moreira (Sporting), José Costa (Benfica) e Tiago Rocha (Wisla Plock/Pol).
Primeira linha: Gilberto Duarte (FC Porto), Fábio Magalhães (Sporting), Bosko Bjelanovic (Sporting), Nuno Pereira (ABC/UMinho), Tiago Pereira (Benfica), Rui Silva (Sporting), Nuno Roque (FC Porto), João Ferraz (FC Porto), Pedro Spínola (Sporting) e Jorge Silva (Helvetia Anaitasuna/Esp).