"Quando fomos ganhar ao João Rocha por muitos todos pensavam que éramos os Lakers"

Norberto Alves
Mário Vasa
Declarações em conferência de imprensa após o Benfica-Sporting (78-87), da 13.ª jornada da fase regular do campeonato nacional de basquetebol, disputado este sábado, no Pavilhão Fidelidade, em Lisboa
Norberto Alves (treinador do Benfica): "A vitoria do Sporting é completamente justa. Acabámos por ter uma reação final boa e tínhamos de o fazer, de lutar até ao fim para poder ganhar. Mas não começámos bem e os três primeiros períodos fizeram lembrar o jogo lá (no Pavilhão João Rocha), mas ao contrário. Eles foram muito eficazes e nós não. Eles, ao intervalo, tinham 50% de eficácia nos lançamentos longos, que é excelente, e nós tínhamos 13%, que é muito mau. Não começámos o jogo ao nível defensivo que tínhamos de estar. Na parte final, ao nível do lançamento exterior, acabámos por compor um pouco as coisas, acabámos com 23%, mas continua a ser muito mau. O problema é quando a outra equipa percebe que a outra não está a concretizar de fora fecha mais dentro e penetrar também não é fácil. Procurámos que isso acontecesse nos primeiros segundos do ataque. Mas, isto é o jogo da estratégia, não fomos eficazes hoje e tivemos muitos jogadores abaixo do que é normal. Mas deste jogo temos de perceber isto: quando fomos ganhar ao João Rocha por muitos todos pensavam que éramos os Lakers, mas temos de ter a humildade de perceber que estas duas equipas estão a níveis semelhantes. Eles têm jogadores com muita capacidade. Isto não é um campeonato fácil. Podíamos ter perdido frente à Oliveirense. Este campeonato não são favas contadas. Olhando para o jogo, nós tivemos erros que não foram provocados pela outra equipa: falta de concentração, turnovers que não fazem sentido. E foi isso que foi construindo uma diferença e alguma tranquilidade. Agora vamos olhar muito para nós, para isto não voltar a acontecer, nada é garantido nestes jogos. Faz parte perder ou ganhar estes jogos. A equipa do Benfica tem de ser coletiva para ser boa e hoje, em alguns momentos, não fomos.
Não olho para os recordes. Cada jogo tem sido uma final desde o dia em que eu cheguei aqui. Quando cheguei estávamos numa sequencia negativa e tivemos de dar a volta a isso. Temos de dar a volta à situação, continuamos em primeiro, é o que quero dizer aos rapazes. Ninguém pode dizer que a equipa não tentou ir buscar o jogo e se calhar, mais um detalhe ou outro no fim, e podíamos ter discutido mais o jogo."

