Arnette Hallman, figura no histórico título da Oliveirense, foi dispensado da Seleção Nacional, que só pode levar um naturalizado: ele ou Betinho Gomes.
Corpo do artigo
Ao reduzir a convocatória em três nomes em relação à lista divulgada na semana passada, o selecionador Mário Gomes deixou de fora Arnette Hallman, de 30 anos e acabado de ser o MVP da final do play-off da Liga, com médias de 18,7 pontos, sete ressaltos e 1,7 assistências. O problema não é novo, pois as regras da FIBA permitem apenas um naturalizado por seleção, e Betinho Gomes, finalista da liga italiana pelo segundo ano, volta a ser primeira escolha. A questão ganha importância porque o momento do extremo-poste torna mais evidente a limitação que o organismo internacional criou, não considerando português quem nasceu em Portugal e fez a formação entre Belenenses, PT, Algés e Benfica.
Filho de pai americano e mãe sueca naturalizada espanhola, o jogador da Oliveirense iniciou o processo de aquisição de nacionalidade lusa aos 26 anos. "Face aos regulamentos da FIBA, como não pediu a naturalização até aos 16, é considerado naturalizado. No atual estado do desenvolvimento do desporto, com a globalização e muitas pessoas a viveram fora dos países de origem, a regra é muito restritiva e ainda mais para casos como o do Arnette, que se fez jogador em Portugal", lamentou Mário Gomes a O JOGO, sobre uma restrição quase exclusiva do basquetebol e que colide com as leis nacionais: Portugal só aceita naturalizações a partir dos 18 anos...
O selecionador dispensou ainda João Balseiro e Nuno Oliveira, ficando com um grupo de 13 atletas que vai estagiar na Póvoa entre amanhã e segunda-feira, defrontando o Luxemburgo dia 28, na última jornada da primeira pré-qualificação para o Eurobasket"2021.