Se a Seleção Nacional perder esta quarta-feira para a Áustria o lugar os torneios pré-olímpicos terá de esperar por domingo, pois a CAN pode abrir uma vaga aos europeus
Corpo do artigo
Aparentemente simples, os regulamentos da Federação Internacional de Andebol (IHF) geram situações muito complicadas no apuramento olímpico. Tendo perdido a sua vaga nos torneios de março ao ser ultrapassado pela Eslovénia, que vai a Colónia discutir o quinto lugar e deixou Portugal em sétimo ou oitavo no Europeu, à equipa de Paulo Jorge Pereira restam agora duas possibilidades de ainda lutar pela ida aos Jogos de Paris'2024.
A passagem mais simples decide-se já esta quarta-feira. Os Heróis do Mar possuem cinco pontos no Grupo II e estarão apurados, como segunda equipa europeia, se a Áustria, que soma quatro no Grupo I não ganhar nem empatar com a Islândia.
A segunda possibilidade é inesperada, ao ponto de já ter gerado uma confirmação portuguesa junto das entidades internacionais. Se o Egito, que está a organizar a CAN, vencer esse campeonato africano no domingo, passará direto aos Jogos, cedendo o seu lugar nos torneios ao décimo classificado do Mundial do ano passado, a Eslovénia!
Como os eslovenos garantiram hoje o pré-olímpico por via do Europeu, irão nesse caso ceder a sua vaga ao país seguinte: Portugal ou Áustria!