Proença e o título mundial de Portugal em futsal: "País enche-se de orgulho"
Dirigente português reagiu ao triunfo histórico da equipa das Quinas no Mundial na Zalgiris Arena, diante da Argentina, que defendia o troféu
Corpo do artigo
Pedro Proença, presidente da Liga de Clubes, enalteceu, este domingo, o inolvidável título conquistado pela Seleção Nacional no Campeonato do Mundo de 2021, que se realizou na Lituânia, feito esse que é inédito na história do futsal português.
"Quero felicitar, em nome de toda a Liga Portugal, estes incríveis heróis e toda a estrutura da Federação Portuguesa de Futebol, por terem feito história, hoje, na Lituânia. Depois [da conquista] do campeonato da Europa, [seguiu-se a conquista do] o campeonato do mundo. O país enche-se de orgulho com esta inédita e incrível conquista do Talento português no Futsal", escreveu o dirigente.
A seleção portuguesa de futsal sagrou-se pela primeira vez campeã mundial, ao vencer por 2-1, a Argentina, que detinha o título, na final do Campeonato do Mundo de 2021, disputada em Kaunas, na Lituânia.
Portugal teve uma vantagem de dois golos, graças ao bis de Pany Varela, aos 15 e 28 minutos, mas a seleção sul-americana, que defendia o cetro conquistado em 2016, na Colômbia, reduziu por Claudino, aos 28, e manteve a incerteza até ao fim.
Portugal, cujo melhor resultado de sempre na competição fora o terceiro lugar (2000), na Guatemala, tornou-se o quarto país a erguer o troféu, depois de Brasil, Espanha e Argentina, juntando o título mundial ao europeu, conquistado em 2018.