Neerlandês Steven van de Velde qualificou-se no voleibol de praia para Paris'2024, mas não ficará instalado na vila olímpica nem terá contacto com a comunicação social
Corpo do artigo
Condenado em 2016 e preso durante um ano - após uma sentença de quatro - pela violação de uma menor de 12 anos, o neerlandês Steven van de Velde, que se qualificou para os Jogos Olímpicos Paris’2024 no voleibol de praia, vai mesmo disputar o torneio, mas ficará isolado dos restantes atletas.
Depois de os organismos desportivos neerlandeses terem considerado que o atleta de 29 anos está recuperado, procurou ajuda, e cumpre todos os requisitos para competir, sem risco de reincidência, o Comité Olímpico daquele país explicou que van de Velde não ficará instalado na vila olímpica de Paris nem terá contacto com a comunicação social durante o torneio.
Essas medidas foram pedidas pelo próprio jogador, tendo o objetivo de “garantir um ambiente desportivo seguro para todos os participantes olímpicos”.
Refira-se que a qualificação do atleta para estes Jogos Olímpicos já motivou ondas de protesto por parte de vários movimentos de direitos humanos, que pretendem que seja banido do torneio.