Portugueses em Tóquio'2020: judoca Egutidze, surfista Yolanda e equipa de ensino em destaque
Um dia depois de Telma Monteiro, bronze no Rio2016, em -57 kg, ter caído prematuramente no tatami de Tóquio, o medalhado de bronze dos Mundiais de Budapeste deste ano Anri Egutidze entra em cena
Corpo do artigo
O judoca Anri Egutidze (-81 kg), a surfista Yolanda Sequeira nos quartos" do surf e a equipa equestre na final de ensino são as provas de destaque desta madrugada na missão de Portugal nos Jogos Olímpicos.
Yolanda Sequeira, já com um diploma no bolso, vai procurar, a partir das 9:24 (1:24 em Portuga continental) continuar a fazer história na estreia da modalidade em Jogos Olímpicos, procurando aceder às meias-finais, pouco depois, e assegurar a discussão por medalhas.
Um dia depois de Telma Monteiro, bronze no Rio2016, em -57 kg, ter caído prematuramente no tatami de Tóquio, o medalhado de bronze dos Mundiais de Budapeste deste ano Anri Egutidze entra em cena como um dos aspirantes a pódio, a partir das 11:00 (3:00).
O estreante na maior competição desportiva do planeta e 19.º do ranking mundial não estará no lote dos favoritos, mas o pódio na Hungria, o seu mais vistoso resultado por Portugal, pode dar-lhe a confiança para se superar, começando na segunda ronda frente ao austríaco Shamil Borchashvili, 22.º da mesma classificação.
Quem já fez, novamente, história foram os cavaleiros que apuraram a equipa para a final de Ensino em desporto equestre, 69 anos após a última presença lusa.
João Miguel Torrão, Rodrigo Torres e Maria Caetano somaram 6.862,5 pontos, suficientes para garantir o sétimo lugar entre os oito finalistas, participando assim no Grande Prémio Especial por equipas, que está marcada para terça-feira, a partir das 17:00 locais (09:00), um dia antes da final individual, que vai começar às 17:30 (09:30).
No ténis de mesa, vida difícil para os portugueses, já que, nos oitavos de final, pelas 19:30 (11:30), Marcos Freitas deve defrontar o líder do ranking mundial, o chinês Fan Zhendong, que ainda tem de passar na terceira ronda, em que é favoritíssimo contra o francês Emmanuel Lebesson.
Já Fu Yu, na terceira ronda, joga com a segunda jogadora da idêntica lista feminina, a jovem japonesa Mima Ito, com menos de metade dos seus 42 anos, pelas 12:00 (04:00).
Os portugueses vão tentar fazer história, o que no caso do madeirense seria continuar a avançar para repetir o quinto posto do Rio2016, onde Fu Yu foi 33.ª, resultado que já superou ao ganhar o primeiro encontro.
Melanie Santos tem o objetivo de conseguir o melhor desempenho luso no triatlo, depois de João Silva e João Pereira não terem ido além das 23.ª e 27.ª posições, respetivamente.
Igualar o feito de Vanessa Fernandes, vice-campeã olímpica em Pequim'2008, e que deu outra projeção à modalidade em Portugal, parece tarefa muito improvável no desafio que principia ainda esta segunda-feira em Portuga continental, às 22:30.
Na vela, às 12:00 (4:00) Carolina João vai ter a quinta e sexta regatas na classe Laser Radial, na qual segue em 36.º, com 90 pontos, após ascender um lugar por conseguir uma 28.ª e uma 30.ª posições, que lhe permitiram excluir o segundo resultado de domingo (34.º).
Na terça-feira será o dia de estreia para José Costa e Jorge Lima em 49er, às 14:50 (06:50), em que se disputam as três primeiras regatas.
Na natação, Ana Catarina Monteiro começa a qualificação dos 200 metros mariposa, enquanto José Paulo Lopes avança nos 800 livres, provas ao início da noite em Tóquio, nomeadamente às 19:31 (11:31) e 20:21 (12:21), e nas quais têm sempre o repto de bater os recordes nacionais.
No BTT não é expectável que Raquel Queirós consiga um feito meritório, uma vez que será das mais inexperientes internacionalmente no grupo que começa a competir às 15:00 (07:00).