Portugueses em Espanha: Diogo Brito renova com o Lleida, Rafael Lisboa reforça Cantabria
Filho de Carlos Lisboa vai ser companheiro do também internacional luso Vlad Voytso.
Corpo do artigo
O base Diogo Brito, de 26 anos e 1,98 metros, vai continuar ao serviço do Lleida da LEB Ouro espanhola (segunda divisão) na próxima temporada, indo para a quarta no país-vizinho.
O internacional português, formado no Póvoa e no projeto Dragon Force, esteve nos Estados Unidos entre 2016 e 2020, ao serviço de Utah State (NCAA1), iniciando-se como profissional em 2020/21, na Ourense. Na época seguinte, Brito passou para o CB Morón, da LEB Prata.
Em 2022/23, o poveiro registou médias de 6,8 pontos, 2,8 ressaltos e 1,5 assistências, em 38 partidas.
Além desta renovação, o contingente português na LEB Ouro vai ser reforçado com a ida de Rafael Lisboa (23 anos e 1,83 metros) para o Cantabria.
O filho de Carlos Lisboa, também de momento ao serviço da Seleção Nacional, embarca na terceira temporada no estrangeiro, depois de dois anos na Bélgica, pelo Spirou Charleroi (médias de 8,7 pontos, dois ressaltos e 3,1 assistências na BNXT em 2022/23).
Em Torrelavega, Lisboa vai ser colega de equipa de Vlad Voytso, também contratação neste defeso, após deixar o FC Porto. Os dois fizeram parte da seleção sub-20 que se sagrou campeã europeia (Divisão B), em 2019, em Matosinhos, voltando a ser companheiros.
Também é expectável que Francisco Amarante (também ex-FC Porto) se mude para Espanha, mas o destino ainda não é conhecido.