As portuguesas perderam frente à Grécia, po 81-59, e têm quatro derrotas em igual número de jogos.
Corpo do artigo
A seleção portuguesa registou esta quarta-feira, na cidade grega de Chalkida, a quarta derrota consecutiva no grupo D da fase de qualificação para o Europeu feminino de 2019, ao perder 81-59 com a Grécia.
Portugal entrou bem na partida e equilibrou durante o primeiro período, que acabou a perder apenas por dois pontos (25-23) e em que se destacou a base-extremo Maria João Correia, autora de 13 pontos nos 10 minutos iniciais.
A equipa lusa, que ocupa o último posto do grupo, chegou a estar em vantagem no início do segundo período, embora por apenas um ponto (35-34), mas as helénicas reagiram e recuperaram a vantagem no marcador, atingindo o intervalo a vencer por 12 (46-34).
Ao somar um parcial de 21-14 no terceiro período, a Grécia consolidou a superioridade e entrou para os derradeiros dez minutos com uma vantagem de 19 pontos (67-48).
No global, a formação grega revelou-se mais forte e experiente, tendo dominado a luta das tabelas (40/30 em ressaltos), efetuado mais assistências (25/11) e sido mais eficaz a atirar ao cesto - 46,6% contra 35,2% da equipa das quinas.
Maria João Correia foi a mais concretizadora da partida, com 24 pontos.
Na quinta jornada, agendada para o 17 de novembro, Portugal recebe Israel, enquanto a Inglaterra enfrenta a Grécia.
Qualificam-se para a fase final do Europeu de 2019, que se realiza em agosto desse ano na Sérvia e Letónia, os primeiros classificados de cada um dos oito grupos, mais os seis melhores segundos classificados.