Seleção nacional começou mal, mas garantiu um triunfo importante na disputa de um lugar na final a quatro.
Corpo do artigo
A seleção portuguesa de voleibol venceu, esta quarta-feira, por 3-2 a República Checa, em Praga, na quarta jornada da fase regular da Liga de Ouro Europeia, depois de ter estado a perder por 2-0.
A seleção portuguesa entrou mal no encontro e os checos venceram os primeiros dois sets por duplo 25-19, mas a reação surgiu por parte dos comandados de Hugo Silva, que igualaram por 29-27 e 25-21, antes de vencerem na negra por 15-13. Na Arena de Praga, Portugal somou o terceiro triunfo em quatro jogos e amealhou mais dois pontos, chegando aos sete na classificação, os mesmos do líder do grupo C, a Finlândia, que ainda joga com a Espanha, enquanto a República Checa somou um ponto e tem agora quatro, mais um do que os espanhóis.
A seleção das quinas entrou mal no jogo e, nos dois primeiros sets, começou a perder desde cedo e o jogo nunca fugiu do controlo dos checos, que causavam muitas dificuldades à defensiva lusa através do jogo de rede.
No terceiro set, a toada de domínio checo continuou, mas Portugal reagiu nos últimos pontos e conseguiu triunfar por um parcial de 29-27 e fazer prosseguir o jogo.
No quarto set, Portugal entrou mais forte pela primeira vez no jogo, chegando ao meio do set a vencer por 13-9, antes de os checos reagirem.
O controlo não fugiu aos lusos, que chegaram aos 20 pontos com quatro de vantagem, e consumaram o empate na partida com um parcial de 25-21, no primeiro se em que a formação das quinas se mostrou a um nível alto de forma consistente.
Na negra, o início foi equilibrado, mas cedo Portugal se impôs de novo, chegando aos 15-13 sem dificuldades e somando dois pontos importantes para o apuramento para a final four da Liga de Ouro Europeia.
Na próxima jornada, Portugal recebe a Finlândia em Matosinhos, no domingo, na quinta jornada, antes de fechar a participação no grupo C da fase regular contra a República Checa, no mesmo local, em jogo marcado para o dia 6 de junho.