Ponta final do encontro foi momento-chave para a vitória da equipa das quinas.
Corpo do artigo
Ao somar um parcial de 27-17 no quarto e último período, Portugal derrotou esta sexta-feira a Bielorrússia por 75-74 e vai lutar pela conquista do nono lugar no Europeu de sub-20 de basquetebol, a decorrer em Cálquida, Grécia.
A equipa das quinas defronta no sábado a Roménia, em jogo agendado para as 12h15 portuguesas e que decide o escalonamento num patamar que vai das nona à 12ª posições da Divisão B.
Portugal voltou a entrar bem na partida e a realizar um promissor primeiro período, altura em que vencia por 19-16, mas a quebra não se fez esperar, sobretudo porque os basquetebolistas bielorrussos estavam a dominar a luta das tabelas e a serem mais eficazes a atacar o cesto.
Foi com uma ponta final diabólica que a seleção de sub-20 conseguiu dar a volta ao jogo, após ter atingido o final do terceiro período com nove pontos de desvantagem (57-48).
A entrada em campo de jogadores como o base Carlos Cardoso e os extremos Bernardo Neves e Nuno Sá fez a diferença no derradeiro período.
Cardoso, com dois cestos consecutivos e assistências para Bernardo Neves e para o poste Miguel Ferrão, devolveu o comando do jogo à seleção nacional, que acabou por segurar o escasso triunfo por um ponto (75-74), após um perigoso triplo convertido a três segundos do fim pelo bielorrusso Sazonau.