Portugal tem finais e torneio de qualificação olímpica à vista: eis as contas
Seleção de andebol irá jogar em março pela ida a Paris'2024 se bater os Países Baixos na terça-feira, mas pode ser apurado mesmo perdendo. Saiba como e quem serão os rivais “olímpicos”
Corpo do artigo
A Seleção Nacional de andebol, mesmo tendo perdido com a Suécia, parece estar já a caminho das finais de Colónia, para discutir os quinto e sexto lugares, pois na terça-feira garantirá esse apuramento se bater os Países Baixos e é provável que o obtenha mesmo perdendo. Passando às finais, Portugal deverá ainda garantir um lugar nos torneios de apuramento olímpico, que vão decorrer entre 14 e 17 de março, em países a marcar.
A vitória da Dinamarca sobre a Noruega (29-23), que apurou os campeões mundiais – e a Suécia –para as meias-finais e deixou os noruegueses eliminados, foi uma ajuda aos Heróis do Mar, que agora só têm a Eslovénia como rival na luta pelo terceiro lugar do Grupo II, que vale a passagem a Colónia. Como os eslovenos defrontam a Dinamarca na terça-feira e precisam de fazer mais um ponto do que Portugal, vencer os Países Baixos pode nem ser necessário.
Refira-se, a propósito, que em 2020 a equipa nacional passou ao jogo do quinto lugar (que perderia para a Alemanha) só tendo dois triunfos no Main round, os mesmos que já possui neste momento, após bater Noruega e Eslovénia.
Quanto ao apuramento para os torneios pré-olímpicos, as contas são mais complexas, mas também favoráveis à equipa de Paulo Jorge Pereira.
Dinamarca (campeã mundial) e França (organizador) já estão apuradas para os Jogos de Paris'2024, tendo o Mundial do ano passado colocado Espanha, Hungria, Suécia, Alemanha e Noruega nos torneios que valem mais seis lugares.
Este Europeu apura o seu campeão diretamente para os Jogos e mais duas equipas para os torneios de março. Sendo terceiro no Grupo II, atrás de Dinamarca e Suécia, Portugal praticamente garante um desses dois lugares. Só não é ainda certo porque as contas do Grupo I, dominado pela França, estão mais complicadas. Apenas a jornada desta segunda-feira irá fazer luz sobre as outras duas equipas que também irão a Colónia (uma para as meias-finais, outra para o jogo dos quinto e sexto lugares), sendo candidatos Hungria e Alemanha, já nos pré-olímpicos, mas também Áustria e Croácia, que procuram esse lugar.
Mas pode ainda dar-se o caso, mesmo indo Portugal, Áustria e Croácia às finais de Colónia, de todos os três passarem aos torneios. Isto porque, se a vaga olímpica para o campeão europeu (ou para quem ficar depois de Dinamarca e França) for para uma Suécia, Hungria ou Alemanha, essa cederá o seu lugar nas qualificações de Paris'2024 a outra equipa. Que será a Croácia, melhor das não apuradas pelo Mundial.
Registe, entretanto, como estão ordenados esses torneios pré-olímpicos:
Qualificação olímpica
Torneios de 14 a 17 de março
Torneio 1: Espanha, Hungria, Barém e Brasil
Torneio 2: Suécia, Egito, 2.º de África, 3.º da Europa
Torneio 3: Alemanha, Noruega, 2.º da Europa, 3.º de África
Nota: campeões europeus e africanos, ainda por apurar, qualificam-se diretamente