Com o título de Pedro Pichardo foi batido o recorde de medalhas numa só edição, mas não o melhor lugar de sempre em Jogos
Corpo do artigo
O título de Pedro Pichardo no triplo salto, segundo na disciplina depois do de Nelson Évora em Pequim'2008, representou um recorde de quatro medalhas para Portugal, que subiu para o 45.º lugar do medalheiro em Tóquio'2020.
Patrícia Mamona também já havia conquistado a prata no triplo - que passa a superar os êxitos de atletas portugueses nas maratonas olímpicas -, tendo Fernando Pimenta, na canoagem, e Jorge Fonseca, no judo, ganho medalhas de bronze.
Tóquio'2020 supera Los Angeles'1984 e Atenas'2004, edições em que o nosso país conquistou três medalhas, mas não ultrapassa o 23.º lugar dos Jogos californianos, uma edição marcada pelo boicote dos países do então Bloco de Leste, tendo apenas 47 países medalhados.
O 45.º lugar, que ainda pode mudar ao longo do dia de hoje, tem maior significado por em Tóquio estarem 205 países, dos quais 86 já subiram ao pódio.
A China lidera, com 32 ouros e 71 medalhas, seguida pelos Estados Unidos, com 27 campeões e 83 pódios. O Japão é terceiro, com 21 primeiros lugares e 40 medalhados.