Equipa das Quinas atinge a fase a eliminar do Europeu pela primeira vez na história, mesmo vendo Neemias Queta a ser desqualificado.
Corpo do artigo
Portugal apurou-se esta quarta-feira para os oitavos de final do EuroBasket'2025. Trata-se da segunda vez que a Seleção Nacional atinge o top-16 da Europa como no EuroBasket'2007, mas a presença na fase a eliminar é inédita.
Para o apuramento histórico, a equipa das Quinas superou o jogo de tudo ou nada com a Estónia, por 65-68, disputado num ambiente totalmente adverso para as cores nacionais (mais de cinco mil espectadores a torcer contra).
Para piorar o panorama, Neemias Queta foi desqualificado no decorrer do terceiro quarto, quando viu a segunda falta técnico por um festejo mais exuberante e interferir com a reposição de bola.
O revés era grande, mas Portugal uniu-se ainda mais nas contrariedades. Quando os triplos começaram a cair, a formação lusa chegou-se à frente por sete (53-60), mas um parcial desfavorável de 11-1 (64-61) que quase fazia cair o sonho.
Um triplo do meio da rua de Rafael Lisboa, a 55 segundos do fim, colocou o marcador igualado (64-64). Os estónios ainda se voltaram a chegar à frente (65-64), mas o filho de Carlos Lisboa não tremeu desde a linha de lance-livre. Uma tentativa desesperada de Kullamae bateu no aro e abriu caminho à festa nacional.
Nos “oitavos”, Portugal vai cruzar-se com o vencedor do grupo A, a discutir entre Alemanha (campeã mundial) ou Finlândia, numa partida agendada para sábado.