Portugal perde, mas assegura primeiro lugar na qualificação para o Europeu de andebol
A seleção portuguesa de andebol, já apurada para o Europeu'2026, foi esta quinta-feira derrotada na visita à Roménia por 28-24, em jogo da quinta jornada do Grupo 8 de qualificação, mas garantiu o primeiro lugar da poule
Corpo do artigo
A formação das quinas, com uma equipa completamente renovada numa altura em que já tinha o apuramento assegurado, já perdia ao intervalo por 13-11, terminado a partida com quatro golos de desvantagem, no primeiro desaire da fase de apuramento.
Apesar da derrota, Portugal beneficiou do triunfo de Israel frente à Polónia (33-31) para garantir o primeiro lugar do grupo, que lidera com sete pontos a uma ronda do fim, seguido da Roménia com cinco, formação sobre a qual a equipa lusa tem vantagem no confronto direto, pois venceu em Santo Tirso, por 37-30.
Israel e a Polónia seguem nos lugares seguintes do grupo, ambas com quatro pontos. Apuram-se para o Campeonato da Europa, que vai decorrer entre 15 de janeiro e 1 de fevereiro de 2026, na Dinamarca, Noruega e Suécia, os dois primeiros de cada grupo, mais os quatro melhores terceiros classificados.