Portugal já conhece os adversários do EuroBasket'2025 e Sérvia faz parte do caminho
Equipa das Quinas ficou no grupo A de Riga (Letónia)
Corpo do artigo
A Seleção Nacional conheceu esta quinta-feira os adversários para a fase de grupos do EuroBasket'2025, que marca o regresso às fases finais volvidos 14 anos de ausência.
A equipa das Quinas estava destinada ao grupo A, de Riga (Letónia), ou ao B, de Tampere (Finlândia): os Linces já sabiam que não jogariam em Limassol fruto de terem Chipre no seu pote, evitando ainda a Grécia, que os cipriotas elegeram como parceira; o destino de Portugal também não passava por Katowice, pois a Polónia escolheu fazer parceria com a Islândia, do pote português.
O sorteio ditou que os homens de Mário Gomes (em 56.º do ranking da FIBA) vão voltar à capital letã, onde garantiram o apuramento, em fevereiro, defrontando Estónia (43.º), Turquia (27.º), Chéquia (19.º) e Sérvia (2.º), além dos anfitriões (9.º).
Apurando-se os quatro primeiros de cada grupo para os oitavos de final, duas vitórias deverão chegar para Portugal avançar para a fase a eliminar: os estónios são o rival mais ao alcance, os restantes obrigam a total superação como no duelo contra a Eslovénia (11.º) durante a qualificação.
É a terceira vez que Portugal participa no EuroBasket por direito desportivo, tendo como melhor desempenho o nono lugar de 2007.
Grupo A (Riga): Sérvia, Letónia, Chéquia, Turquia, Estónia e PORTUGAL
Grupo B (Tampere): Alemanha, Lituânia, Montenegro, Finlândia, Grã-Bretanha e Suécia
Grupo C (Limassol): Espanha, Grécia, Itália, Geórgia, Bósnia-Herzegovina e Chipre
Grupo D (Katowice): França, Eslovénia, Polónia, Israel, Bélgica e Islândia