Prova antecede a Challenger Cup, que se vai realizar em Gondomar e dá acesso à Liga das Nações
Corpo do artigo
Portugal ficou esta terça-feira a conhecer os adversários que enfrentará na European Golden League, competição disputada por algumas das principais seleções europeias e que dá acesso à denominada Liga das Nações.
Recorde-se que a Seleção Nacional disputou pela primeira vez esta prova em 2019, após vencer a final da Challenger Cup de 2018, em Matosinhos.
Em 2020, a equipa das Quinas disputa a European Golden League, indo defrontar, na poule C, República Checa, Turquia e Macedónia, num total de seis jornadas, disputadas em sistema de casa e fora.
"Creio que é o grupo mais forte! Será excelente para nos obrigar a elevar o nosso nível competitivo. Como é habitual, é um trabalho árduo conseguir colocar desde atletas que não jogam em clubes, outros que o fazem em equipas e em campeonatos pouco competitivos e, ainda, mais alguns jovens, a um nível de extrema competitividade. Por vezes, até tenho algum receio de esticar demasiado a corda e fazer destes momentos desilusões, mas quem faz parte de uma Seleção de Portugal só pode ser um superatleta no que diz respeito ao trabalho e à ambição. Fico satisfeito por fazer parte do grupo onde 'só' está o campeão da Golden League de 2019 [Turquia] e o finalista da Golden e Challenger Cup em 2018 [República Checa]. Será um grande teste para todos", afirmou Hugo Silva, citado pela Federação Portuguesa de Voleibol.
A European Golden League é composta por três poules, apurando-se para a final-four os vencedores de cada uma delas, mais o organizador, neste caso a Bélgica, que acolhe as decisões a 20 e a 21 de junho do próximo ano - se o organizador for o primeiro classificado na sua poule, apura-se o segundo dessa mesma poule.
Os dois primeiros da final-four europeia qualificam-se para a Challenger Cup, a disputar, de 24 a 28 de junho, no Pavilhão Multiusos de Gondomar, onde também se vão encontrar os vencedores das competições continentais disputadas sob a égide da NORCECA (América do Norte e Centro), AVC (Ásia) e o vencedor do play-off entre o vencedor da CSV (América do Sul) e da CAVB (África), bem como o organizador desta fase [Portugal], num total de seis seleções. O vencedor da Challenger Cup 2020 apura-se para a Liga das Nações de 2021.
Registe o calendário de Portugal na European Golden League:
1.ª Jornada (23/24 de maio): Turquia-Portugal
2.ª Jornada (27 de maio): Portugal-Rep. Checa
3.ª Jornada (30/31 de maio): Portugal-Macedónia
4.ª Jornada (6/7 de junho): Macedónia-Portugal
5.ª Jornada (10 de junho): Rep.Checa-Portugal
6.ª Jornada (13/14 de junho): Portugal-Turquia