Ainda podem ser asseguradas mais duas presenças durante esta tarde, com a entrada em cena dos K4 masculino e feminino
Corpo do artigo
A Seleção Nacional de velocidade assegurou esta sexta-feira a presença em quatro finais A na Taça do Mundo de Poznan (Polónia), a primeira prova internacional do ano, que tem como ponto alto o apuramento olímpico em agosto.
Duas delas foram asseguradas por Fernando Pimenta, primeiro em K1 1000, distância na qual é campeão mundial e tricampeão europeu, e depois em K1 500 (especialidade não olímpica).
Na prova mais longa, o limiano venceu a respetiva semi-final com 3m35,233s, à frente do bielorrusso Aleh Yurenia. Pouco depois, apurou-se para a semi-final dos 500 metros, que haveria de vencer (1m39,30s). João Ribeiro também competiu nesta prova, apurando-se para a final A ao ser segundo na respetiva semi-final (1m41,093s).
As duas regatas decisivas para Pimenta e Ribeiro estão agendadas para este sábado: K1 1000 metros às 11h09 e K1 500 às 12h25 (hora portuguesa).
A quarta final A do segundo dia de competição foi garantida por uma nova dupla: Emanuel Silva e Messias Baptista (o primeiro já foi campeão do mundo nesta especialidade) impressionaram ao vencer a respetiva eliminatória, apurando-se diretamente para a regata das medalhas, agendada para este sábado (11h45).
Ainda esta quinta-feira, mais duas finais A podem ser alcançadas, pois entram em ação do K4 masculino (com Silva, Ribeiro, Baptista e David Varela) e do K4 feminino (com Teresa Portela, Joana Vasconcelos, Francisca Laia e Francisca Carvalho).