Portugal garante mais duas finais A e outras tantas B nos Mundiais de canoagem
A seleção portuguesa de canoagem conquistou este sábado mais duas finais e outras tantas finais B nos Mundiais de Milão, destacando-se os desempenhos dos campeões do Mundo em K2 500 metros e de Fernando Pimenta em K1 500
Corpo do artigo
Um dia depois de terem sido campeões do Mundo em K4 500 metros, com os estreantes Gustavo Gonçalves e Pedro Casinha, João e Messias venceram, com segurança, a sua meia-final de K2 500 metros, especialidade na qual defendem o ouro conquistado em 2023 na Alemanha.
A horas de tentar, também, repetir o título mundial, no caso em K1 1.000 metros, Fernando Pimenta geriu a prova para passar no terceiro lugar, a derradeira vaga para a regata das medalhas de domingo.
Já Teresa Portela foi quarta, em 41,97 segundos, a 38 centésimos do objetivo do trio da frente e a 60 centésimos da vencedora, a eslovena Anja Osterman, vice-campeã do Mundo em 2022.
Resta à portuguesa de 37 anos, com invulgares cinco participações olímpicas, a final de consolação, que domingo vai definir as posições entre o 10.º e 18.º.
A jovem Beatriz Fernandes continua a mostrar valor na transição para sénior, tendo ficando a impercetíveis 12 centésimos da final de C1 200 metros, ao terminar no quarto lugar, em 48,46, no caso a 1,23 segundos da campeã olímpica, a canadiana Katie Vincent.
Após a inédita presença na final de mundiais absolutos para as canoas femininas portuguesas, em C2 500 metros, com Inês Penetra, a limiana Beatriz Fernandes vai disputar a final B.
Na canoagem adaptada, Alex Santos igualou o seu melhor desempenho de sempre, com o quinto lugar em KL1 200 metros, depois do atleta paralímpico ter sido quarto no Europeu.
Alex Santos gastou 51,92 segundos para atingir a meta, a 5,95 segundos do ouro do húngaro Peter Kiss, acompanhado no pódio pelo brasileiro Luís da Silva, a 96 centésimos, e o atleta neutro Aleksandr Ilichev, a 3,66 segundos.
Esta tarde, além de Pimenta Portugal vai ter a final de Norberto Mourão na classe adaptada VL2 200 metros.
Até ao momento, Portugal tem uma medalha, de ouro, conquistada pelo K4 500 metros também campeão da Europa constituído por Gustavo Gonçalves, João Ribeiro, Messias Baptista e Pedro Casinha.