Heróis do Mar bateram a Roménia por 37-30, em Santo Tirso, recuperando do inesperado 12-16 ao intervalo
Corpo do artigo
A Seleção Nacional recuperou de um valente susto no primeiro jogo de qualificação para o Europeu de 2026, pois foi dominada pela Roménia toda a primeira parte, chegando ao intervalo a perder por 12-16, para na segunda parte reagir e garantir a vitória com claros 37-30.
Foi um primeiro tempo de luxo para os romenos, com o guardião Incu a defender quase tudo, enquanto Portugal entrou sem imaginação, sendo manietado pela defesa contrário. Em Santo Tirso, impressionavam ainda os remates dos nove metros dos visitantes, que lhe valeram dez dos 16 golos do primeiro tempo.
Ao intervalo tudo mudou e a equipa de Paulo Jorge Pereira regressou a defender melhor e a encontrar finalmente linhas de passe para Luís Frade, que seria a figura do jogo. O pivô do Barcelona fechou com 11 golos em 13 remates e liderou uma recuperou uma recuperação que valeu a primeira vantagem aos 42 minutos, quando Salvador Salvador fez o 21-20.
A partir do momento em que se encontraram a perder os romenos quebraram e Portugal exibiu então toda a sua qualidade e chegou à goleada.
No próximo domingo, e também em Santo Tirso, Portugal recebe Israel para a segunda jornada de um apuramento que só fechará em maio do próximo ano. Os israelitas foram uma das surpresas da primeira jornada, ao empatarem a 32-32 na Polónia, a restante equipa do Grupo 8.
Para a fase final, a jogar em Dinamarca, Noruega e Suécia, vão ser apurados os dois primeiros de cada grupo e os quatro melhores terceiros.